A fim de criar o furgão da sua família de elétricos, a Volkswagen decidiu olhar para o passado. Mais especificamente para os anos 1950, de onde saiu a inspiração da nova Volkswagen ID.Buzz, apresentada hoje (9). Sem abrir mão de elementos básicos da linha ID., a “Kombi do futuro”, nas palavras da marca”, quer vencer pela simpatia, ao mesmo tempo que faz muito com pouco.
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Essa máxima vale bastante em termos espaciais: ainda que tenha 4,17 m de comprimento, a ID.Buzz tem 2,99 m de entre-eixos, que garantem espaço generoso a cinco ocupantes mais 1.121 l de bagagem na versão de passageiros. Na variante de carga, há 3.900 l de espaço, com máxima de 600 kg no compartimento e outros 100 kg que podem ser colocados no teto.
Com balanços curtos, a Volkswagen exalta a semelhança com a primeira geração da Kombi, seja pela aparência, pelo bom aproveitamento de espaço ou pela posição dirigir do motorista, quase sobre o eixo dianteiro. No caso do elétrico, o condutor é favorecido pelo diâmetro de giro de apenas 11 m e, mesmo quando a vaga for difícil, é possível ensinar a van a estacionar na garagem automaticamente.
Mas nada nos remete tanto à Kombi corujinha quanto a opção de pintura bicolor, na qual a carroceria contrasta com tom mais claro que sobe pela dianteira e envolve a linha de cintura. Como à moda antiga, também há portas de correr, uso de tons claros e decoração parecida com entradas de ar na coluna C.
Interior que chegará ao Brasil
A primeira fileira da ID.Buzz é praticamente igual ao resto da família, que será vendida em breve no mercado nacional. Além de uma telinha que serve de quadro de instrumentos, o painel tem uma central multimídia flutuante. A marcha é selecionada em alavanca atrás do volante e uma tira de leds sob o para-brisa personifica o assistente virtual do carro.
Com nichos e porta-objetos generosos, a linha tem fabricação neutra em carbono, dispensando o uso de couro no acabamento dos bancos e aproveitando métodos limpos de produção da fábrica de Hanover. “Também usamos materiais sintéticos reciclados”, explicou o executivo Carsten Intra.
Segundo Intra, há planos de que a ID.Buzz seja usada para transporte autônomo no futuro, e um um projeto-piloto já permite que funcionários reservem uma carona sem motorista em trechos limitados na Alemanha.
Potência de esportivo
A autonomia de ambas as versões não foi revelada, mas sabe-se que a ID.Buzz contará com 77 kWh de bateria, que devem exceder os 400 km com uma carga graças ao coeficiente aerodinâmico de aproximadamente 0,28 — equivalente ao de um carro de passeio. A recarga obviamente pode ser feita em tomadas rápidas, que atingem 80% da capacidade energética em 30 minutos.
Como na saudosa Kombi, a nova van tem tração traseira, impulsionada por um motor de 204 cv idêntico ao do SUV ID.4, com 31,6 kgfm. Para favorecer a estabilidade ao volante, a bateria fica o mais próximo possível do solo, rebaixando o centro de gravidade do modelo.
Pré-venda em maio
A Volkswagen abrirá pré-venda da IB.Buzz em maio, quando também deve liberar todos os detalhes do modelo, incluindo o preço. Europeus serão os primeiros a reservar o furgão, recebendo-o em maio. Em seguida será a vez da América do Norte ser contemplada, com o Brasil ainda sem planos divulgados.