Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volkswagen confirma produção do conceito Budd-e

A van elétrica apresentada durante o CES 2016 tem tudo para ser uma releitura moderna (e tecnológica) da finada Kombi

Por Guilherme Fontana Atualizado em 23 nov 2016, 20h31 - Publicado em 1 fev 2016, 11h19
vw-budd-e-concept-2
A versão de produção do Budd-e terá linhas próximas ? s do conceito

Destaque do Consumer Electronics Shows pela tecnologia embarcada e por fazer referências diretas à finada (e amada) Kombi, o conceito Budd-e teve sua produção confirmada pela Volkswagen. Unicamente de versões híbridas plug-in e totalmente elétricas, a van deverá ter sua fabricação iniciada até 2020 – o local, porém, ainda permanece em segredo.

O anúncio foi feito chefe do desenvolvimento de elétricos e eletrônicos da Volkswagen, Volkmar Tanneberger, que apontou ainda para o visual do modelo de produção. Segundo o executivo, a van terá linhas muito próximas às do conceito Budd-e. Ou seja, é certo que o modelo será uma espécie de “Kombi moderna”, resgatando as formas sólidas que consagraram a “Velha Senhora”, mas com toques de futurismo, como leds e tecnologias inéditas.

Continua após a publicidade

vw-budd-e-concept-3
No conceito, as portas traseiras (deslizantes) podem ser abertas por gestos

Durante o CES 2016, o Budd-e apresentou novidades como o uso de diversas funções do veículo apenas por gestos, como a abertura de portas e o controle do sistema multimídia, bem como alertas em caso de objetos esquecidos dentro do veículo. Alguns destes aparatos tecnológicos, porém, deverão ser restritos ao conceito. No modelo de produção, deve permanecer apenas a central de entretenimento com controle por gestos, prevista para estrear ainda este ano na reestilização do Golf

vw-budd-e-concept
O interior da van elétrica destaca modularidade e (muita) tecnologia

Também para a versão de produção, estão certos os dois motores elétricos. O primeiro, instalado no eixo dianteiro, entrega 136 cv de potência (ou 100 kW) e 20,4 mkgf de torque. O segundo motor impulsiona o eixo traseiro com seus 170 cv (125 kW) e 29,6 mkgf. Com números de potência e torque tão significativos, o Budd-e (conceitual) vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, atingindo a velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia média é de 530 km, enquanto o tempo para recarga de 80% das baterias é de apenas 30 minutos. A van elétrica será o primeiro modelo a ter como base a nova plataforma modular projetada exclusivamente para veículos elétricos do Grupo Volkswagen, a MEB.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês