Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Volkswagen cogita lançar picape inédita com motor híbrido

Modelo deve ter foco no mercado norte-americano, que deve ganhar ainda um SUV também como propulsão eletrificada

Por Lukas Kenji
21 abr 2025, 18h25
volkswagen_atlas_tanoak_pickup_truck_concept
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Após anunciar o desenvolvimento de uma Amarok dedicada à América do Sul, a Volkswagen reconhece planos de lançar uma picape com foco na América do Norte. A ideia é que o modelo tenha motor híbrido e seja acompanhado do lançamento de um SUV.

O presidente da divisão norte-americana da VW, Kjell Gruner, declarou em entrevista à Car and Driver que reforçar a presença da marca no pujante setor de caminhonetes dos Estados Unidos será debatido ainda neste ano.

Apesar de ainda não haver um projeto estabelecido, Gruner defende que a picape não siga a tradicional estrutura de chassi separado (body-on-frame). Em vez disso, poderá ter construção monobloco e ser oferecida como um veículo elétrico com extensor de autonomia.

“Precisamos encontrar sinergias com outros veículos que já temos no mercado, tanto em termos de plataforma quanto de fabricação, para torná-la viável. Especialmente se considerarmos veículos elétricos, argumento que não há necessidade de chassi separado, já que as plataformas oferecem rigidez suficiente”, explicou o executivo, durante o Salão de Nova York, que ocorre nesta semana, nos EUA.

Scout Terra
Scout Terra (Scout/Divulgação)
Continua após a publicidade

Uma outra opção em jogo seria usar a mesma plataforma que dará origem aos modelos Scout. Anunciados no fim de 2024, a dupla Scout Terra e Traveller será feita sob chassi, terá aparência moderna, com extenso uso de luzes, mas também trará fortes referências retrô.

Foco nos híbridos

Além da possível nova caminhonete, a Volkswagen trabalha no lançamento de um SUV híbrido, que deve ser baseado no Novo Tiguan e no Atlas. Seria o primeiro modelo híbrido da VW nos EUA desde o Jetta Hybrid, descontinuado há uma década.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Gruner, embora importar veículos da Europa fosse mais rápido, a preferência é nacionalizar a produção na América do Norte. Atualmente, o Atlas é fabricado no Tennessee, nos EUA, enquanto o Tiguan de última geração é feito no México.

Além de simplificar a produção e aumentar a competitividade no setor de modelos eletrificados, a fabricação de veículos em solo norte-americano também pode ser uma maneira de lidar com o caos tarifário. Atualmente, veículos importados estão sujeitos a tarifas extras de 25% nos EUA. A Audi, marca que pertence ao Grupo Volkswagen, chegou a anunciar a suspensão do envio de veículos para este mercado por tempo indeterminado.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.