Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volkswagen Amarok despenca nas vendas e culpado é o motor V6 de 258 cv

Primeiros lotes da picape média com novo motor mais potente esgotaram tão rápido que não há carros nas lojas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 mar 2021, 12h56 - Publicado em 8 mar 2021, 12h54
Amarok Extreme Black Style
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Tudo estava indo bem com a Volkswagen Amarok, até o fim de novembro. Foi quando a picape média estreou o esperado motor V6 3.0 turbodiesel em versão mais potente. Passava dos 225 cv para 258 cv em condições normais, podendo chegar aos 272 cv com a função overboost ativada.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

O lançamento da nova versão, porém, não foi suficiente para evitar que a Amarok passasse da quarta posição no ranking de picapes médias mais vendidas para a última: teve apenas 26 unidades emplacadas em fevereiro, contra 908 em dezembro. E a culpa é do novo motor.

Vendas da Volkswagen Amarok nos últimos 12 meses:

O problema é que a nova versão fez sucesso imediato e a demanda foi maior do que a Volkswagen poderia atender. E quem procura pela picape nas concessionárias é informado da falta.

De acordo com a fabricante, o primeiro lote da Amarok V6 de 258 cv tinha 400 unidades e esgotou em meros 18 minutos. Foi ainda mais rápido que a Amarok V6 de 225 cv, que em 2017 teve um lote de 450 unidades esgotado em 24h.

Continua após a publicidade

Amarok Extreme Black Style

Outros três lotes, com 200 unidades cada, foram disponibilizados e também esgotaram em minutos, antes do fim de 2020. A disponibilidade era de apenas 1.000 unidades e agora a picape média está em falta nas concessionárias.

Para piorar, a fábrica da VW em General Pacheco, na Argentina, esteve em férias coletivas até meados de janeiro. A produção plena já foi retomada e a previsão é que novas unidades da Amarok V6 cheguem ao Brasil ainda em março.

Essa dependência da Amarok V6 se dá porque desde o ano passado apenas as versões com motor mais potente são disponibilizadas para o público em geral.

Continua após a publicidade
Amarok Extreme Black Style
Motor pode chegar aos 272 cv de potência com o overboost ativado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O motor 2.0 biturbo diesel de 180 cv foi mantido apenas nas versões para trabalho e dedicadas a frotistas, que nem sequer aparecem mais no site da fabricante – nem na área de varejo, nem na de vendas corporativas. Mas ela garante que não saíram de linha.  Os últimos preços de tabela foram R$ 218.190 para a Comfortline e R$ 237.290 para a Highline 2.0.

Hoje os preços da Volkswagen Amarok V6 partem dos R$ 256.270 na versão Highline. A versão seguinte é a mais cara, Extreme, que custa a partir de R$ 270.100. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.