Vídeo: McLaren relembra recorde de 391 km/h do F1

Piloto britânico Andy Wallace relembra o feito de março de 1998

O McLaren F1 não é mais o carro mais rápido do mundo, mas ainda hoje ostenta a marca de superesportivo com motor aspirado mais rápido produzido em série. Lançado em 1993, o F1 foi recordista de velocidade máxima entre os carros de seu tempo. Agora, a fabricante britânica mostra o vídeo lembrando os detalhes dessa façanha.

Embora o velocímetro tenha registrado a máxima 391 km/h, para o recorde foi considerado a média obtida em duas passagens (386,4 km/h) — realizadas cada uma num sentido da pista.

Tudo começou com um convite por telefone da fabricante a Andy Wallace, que não hesitou em aceitar a missão de extrair o máximo do McLaren F1 na pista secreta de Ehra-Lessien Proving Ground, na Alemanha — circuito de propriedade da Volkswagen. O McLaren não era estranho para Wallace, pois foi piloto da marca britânica entre 1995 e 1996, quando pilotou o F1 GTR nas 24 Horas de Le Mans.

Antes do recorde, o piloto britânico pegou as chaves do superesportivo e deu voltas de reconhecimento no circuito alemão. No vídeo, Wallace relembrou: “Eu realmente não sabia o que pensar, mas eu tinha as palmas das mãos suadas no volante”. Depois de realizar a façanha, o piloto ainda fez uma observação. “A temperatura da caixa de câmbio atingiu 130º C, de todo o resto está tudo bem”.

Estabelecido em 31 de março de 1998, o recorde de velocidade máxima de 386,4 km/h foi quebrado somente em meados de 2005, quando chegaram os Koenigsegg CCR (387,8 km/h) e Bugatti Veyron (408,4 km/h) . O McLaren F1 é equipado com motor V12 6,1 litros de origem BMW, com 635 cv de potência e 66,2 mkgf de torque. Apenas 106 unidades foram produzidas entre 1992 e 1998 — suficientes para conquistar milhares de fãs pelo mundo e se tornar uma lenda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s