Primeiro carro de rua da divisão esportiva da Hyundai, o i30 N passa pelos estágios finais de desenvolvimento antes do lançamento, no segundo semestre de 2017.
Um vídeo foi registrado na Suécia, onde os novos componentes mecânicos estão sendo testados em condições de frio extremo. O belga Thierry Neuville, piloto de rali da Hyundai no WRC, aproveitou para mostrar que não será difícil andar de lado no i30, mesmo com tração dianteira.
Ele terá diferencial com deslizamento limitado, seletor de condução e um motor 2.0 turbo com estimados 260 cavalos – quase o mesmo que o Ford Focus ST e mais que os 220 cv do Golf GTI. Inicialmente, o câmbio será manual de seis marchas, com um automatizado de dupla embreagem previsto para o futuro. O valor seria a partir de 32 mil euros, o equivalente a 115 mil reais.
Mais para frente, é esperada uma versão com tração integral para rivalizar com Focus RS e Golf R. O futuro hot hatch já teve uma prévia conceitual no RN30, apresentado no Salão de Paris de 2016, com carroceria alargada e 380 cavalos.
Comandada pelo alemão Albert Biermann, ex-vice presidente de engenharia da divisão Motorsport da BMW, a divisão N tem planos ambiciosos. Com instalações em Nürburgring, ela corre com sucesso no WRC, onde o citado Thierry Neuville acumula duas vitórias em etapas ao volante de um i20 WRC.
O próprio i30 N já nasce com experiência nas pistas. Um protótipo com as devidas modificações mandatórias para competições (mas potência parecida) disputou as últimas 24 Horas de Nürburgring.
Com uma nova geração lançada há pouco, o i30 agora terá três configurações distintas: hatch, perua e esportivo. E a divisão N não deve parar por aí. Além da preparação de mais modelos Hyundai, eles também irão trabalhar para a marca de luxo Genesis.