Clique e assine por apenas 8,90/mês

RN30: uma prévia do futuro hot hatch da Hyundai

Conceito tem motor 2,0 litros turbo de 380 cv e 46 mkgf de torque

Por Diego Dias - Atualizado em 23 nov 2016, 21h46 - Publicado em 30 set 2016, 14h58
Hyundai RN30
Hyundai RN30 antecipa motor e tecnologias do futuro i30 N Divulgação/Hyundai

A Hyundai apresentou no Salão de Paris o RN30, conceito que antecipa algumas características dos próximos modelos esportivos da divisão N, que estará para a Hyundai como a R.S está para a Renault e a Motorsport para a BMW. O modelo deve servir de referência para o futuro hot hatch da marca: o i30 N, previsto para 2017.

LEIA MAIS:

>> Impressões: Ford Focus RS, o trovão azul

>> Novo Hyundai i30 fica mais leve e ganha motor turbo

Continua após a publicidade

>> Teste de pista: Hyundai i30 2016

>> Novo Civic Type R é apresentado como protótipo bem próximo da realidade

Hyundai RN30
Rodas são de 19 polegadas

Inspirado na terceira geração do Hyundai i30, apresentada no início de setembro, o protótipo RN30 mescla visual de carro de corrida com soluções exageradas comuns à conceitos, contando com carroceria alargada em 30 milímetros e altura reduzida em 84 mm quando comparado ao modelo de produção.

Hyundai RN30
Hyundai RN30 tem portas ao estilo “Lamborghini” Divulgação/Hyundai

Ele traz ainda para-choque com desenho agressivo, splitters frontais, rodas de 19 polegadas, portas com abertura para cima e difusor traseiro. Em vez de utilizar fibra de carbono para estrutura e carroceria, o RN30 tem plásticos “de alta performance”, segundo a Hyundai. Por dentro, todos os itens de conforto foram retirados para alívio de peso, enquanto os componentes foram locados para baixo para reduzir o centro de gravidade.

Continua após a publicidade

Hyundai RN30
Cabine tem componentes rebaixados para reduzir centro de gravidade

Hyundai RN30
Hyundai RN30

O RN30 tem debaixo do capô um motor 2.0 turbo preparado pela divisão N, recebendo peças forjadas e aumento na pressão do turbocompressor. Com isso, ele gera 380 cv e 46 mkgf de torque, números parelhos a superhatches de respeito como Focus RS e Golf R.

Hyundai RN30
Bodykit alargou carroceria em até 3,0 cm

E isso tem lógica, já que esse propulsor irá equipar um modelo de produção em série, o i30 N — com potência reduzida para cerca de 260 cv, mas dessa vez mirando Golf GTI e Focus ST. O conceito tem transmissão automatizada de dupla embreagem em conjunto com a tração integral, além de diferencial de deslizamento limitado – o i30N de série provavelmente terá apenas tração dianteira, como os futuros concorrentes.

Publicidade