Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

RN30: uma prévia do futuro hot hatch da Hyundai

Conceito tem motor 2,0 litros turbo de 380 cv e 46 mkgf de torque

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h46 - Publicado em 30 set 2016, 14h58
Hyundai RN30
Hyundai RN30 antecipa motor e tecnologias do futuro i30 N (Divulgação/Hyundai)

A Hyundai apresentou no Salão de Paris o RN30, conceito que antecipa algumas características dos próximos modelos esportivos da divisão N, que estará para a Hyundai como a R.S está para a Renault e a Motorsport para a BMW. O modelo deve servir de referência para o futuro hot hatch da marca: o i30 N, previsto para 2017.

LEIA MAIS:

>> Impressões: Ford Focus RS, o trovão azul

>> Novo Hyundai i30 fica mais leve e ganha motor turbo

>> Teste de pista: Hyundai i30 2016

Continua após a publicidade

>> Novo Civic Type R é apresentado como protótipo bem próximo da realidade

Hyundai RN30
Rodas são de 19 polegadas ()

Inspirado na terceira geração do Hyundai i30, apresentada no início de setembro, o protótipo RN30 mescla visual de carro de corrida com soluções exageradas comuns à conceitos, contando com carroceria alargada em 30 milímetros e altura reduzida em 84 mm quando comparado ao modelo de produção.

Hyundai RN30
Hyundai RN30 tem portas ao estilo “Lamborghini” (Divulgação/Hyundai)

Ele traz ainda para-choque com desenho agressivo, splitters frontais, rodas de 19 polegadas, portas com abertura para cima e difusor traseiro. Em vez de utilizar fibra de carbono para estrutura e carroceria, o RN30 tem plásticos “de alta performance”, segundo a Hyundai. Por dentro, todos os itens de conforto foram retirados para alívio de peso, enquanto os componentes foram locados para baixo para reduzir o centro de gravidade.

Continua após a publicidade

Hyundai RN30
Cabine tem componentes rebaixados para reduzir centro de gravidade ()

Hyundai RN30
Hyundai RN30 ()

O RN30 tem debaixo do capô um motor 2.0 turbo preparado pela divisão N, recebendo peças forjadas e aumento na pressão do turbocompressor. Com isso, ele gera 380 cv e 46 mkgf de torque, números parelhos a superhatches de respeito como Focus RS e Golf R.

Hyundai RN30
Bodykit alargou carroceria em até 3,0 cm ()

E isso tem lógica, já que esse propulsor irá equipar um modelo de produção em série, o i30 N — com potência reduzida para cerca de 260 cv, mas dessa vez mirando Golf GTI e Focus ST. O conceito tem transmissão automatizada de dupla embreagem em conjunto com a tração integral, além de diferencial de deslizamento limitado – o i30N de série provavelmente terá apenas tração dianteira, como os futuros concorrentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.