Vendas sobem 6,5% em outubro, diz Fenabrave

GM é 2ª no mês; entre os carros, Gol lidera e Golf se destaca

testes testes

testes (/)

Os emplacamentos de automóveis de passeio e comerciais leves tiveram alta de 6,6% em outubro, frente ao resultado do mês anterior. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Com 313.490 unidades vendidas (sendo 238.735 automóveis e 74.755 comerciais leves), o mês de outubro foi superior ao de setembro, que teve 293.935 emplacamentos. No entanto, o cenário muda se analisamos os resultados de outubro deste ano e do ano passado, quando foram comercializadas 326.906 unidades. Neste caso, a queda é de 4,10%.

O décimo mês do ano também reserva surpresas entre as montadoras. A Fiat continua na liderança somando os números de automóveis e comerciais leves, com 19,64% do mercado, mas vê uma surpreendente aproximação da GM, que abocanhou 19,41% no mês, deixando a Volkswagen (17.99%) para trás. A marca norte-americana, inclusive, fechou outubro na liderança do segmento de automóveis de passeio, conquistando 21,01%. Graças a este feito, a GM se tornou uma forte ameaça a vice-liderança da VW no resultado acumulado: a marca alemã ainda se sustenta em segundo com 18,73%, mas está empatada tecnicamente com a GM e seus 18,2%. Enquanto isso, a Fiat está em uma folgada liderança com 21,62%.

Gol sustenta liderança, Fiesta cresce e novo Golf chega causando barulho

Entre os modelos, o Volkswagen Gol permaneceu no topo, com 21.722 unidades emplacadas. Apesar da queda nas vendas (em setembro foram 22.059 veículos vendidos), o modelo caminha rumo a mais um ano na liderança geral. O vice-líder Fiat Uno também variou negativamente, mas mais discretamente: de 14.528 emplacamentos em setembro, ele caiu para 14.410. O Fiat Palio aparece em terceiro lugar (13.316), seguido pelo Ford Fiesta (13.265), que está subindo na tabela dos mais vendidos desde que a Fenabrave passou a contabilizar os números de Fiesta RoCam e New Fiesta em um só modelo, como já faz com Mille e Novo Uno, por exemplo. O Fiat Siena aparece em quinto lugar (12.378), enquanto o Chevrolet Onix ganhou duas posições, saltando de oitavo para sexto com 11.874 emplacamentos. Hyundai HB20 (10.467), VW Fox/CrossFox (10.372), Renault Sandero (9.857) e Honda Civic (7.159) completam o grupo dos dez mais emplacados.

Um dos maiores destaques (senão o maior em termos de crescimento de vendas) de outubro foi o VW Golf. Com a chegada da sétima geração ao país, o hatch médio saltou de 741 unidades emplacadas em setembro para 1.830 no mês seguinte. De quebra, o Golf foi o terceiro mais vendido em outubro. No fim das contas, o salto fez o carro superar Peugeot 308 e Fiat Bravo de uma vez só.

VEJA MAIS: Confira a lista atualizada dos 50 carros mais vendidos em 2013!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s