Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Vendas de compactos explodem nos EUA

GM e Ford bateram recordes em setembro

Por Vitor Matsubara Atualizado em 9 nov 2016, 12h05 - Publicado em 9 out 2012, 17h56
mercado

As vendas de carros compactos podem atingir o maior volume do mercado norte-americano desde 1993. O alto preço da gasolina, aliado ao aumento da oferta de modelos compactos e subcompactos – para os padrões dos Estados Unidos, evidentemente – resultou em um aumento de 50% nas vendas de sedãs, cupês e peruas de pequeno porte no mês passado.

Embora Toyota e Honda ainda dominem as primeiras posições, outras montadoras também se destacam. É o caso da General Motors, que viu a procura pelos modelos Sonic e Cruze crescer significativamente em setembro. A Ford bateu o recorde histórico de vendas para o mês de setembro, enquanto a Fiat fechou o segundo mês consecutivo com motivos de sobra para celebrar.

No caso específico da Ford, as vendas do Focus e de outros modelos de pequeno porte tiveram aumento de 50% em suas vendas, totalizando 240.288 unidades. O segmento de veículos compactos responde por 20,2% das vendas em setembro, maior porcentagem desde julho e agosto de 2009, quando o governo americano promoveu uma série de incentivos para incentivar a renovação da frota de veículos do país.

No caso do Cruze, suas vendas subiram 42%, chegando a 25.787 unidades e ameaçando a liderança do Honda Civic. No caso do Sonic, o hatch começa a ameaçar o reinado de Ford Fiesta e Honda Fit: as vendas do modelo da GM mais do que quintuplicaram em setembro, contribuindo para um crescimento de 97% nas vendas de carros compactos no nono mês do ano, ante mesmo período de 2010.

Continua após a publicidade

Publicidade