Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Veja o momento em que Tesla Model S evita acidente na Holanda

Modo autônomo detectou frenagem à frente e acionou os freios do sedã a tempo de evitar um engavetamento

Por Vitor Matsubara Atualizado em 28 dez 2016, 11h52 - Publicado em 28 dez 2016, 11h49

O modo autônomo de condução é um dos grandes diferenciais do Tesla Model S. No entanto, o recurso também virou notícia após o registro do primeiro acidente fatal no modo de direção autônoma, quando o carro se chocou contra um caminhão que cruzava a pista perpendicularmente.

Na época, a Tesla alegou que a altura e o brilho refletido pelo caminhão confundiram as câmeras e os sensores de radar do sedã elétrico, que identificaram o baú como sendo parte do céu iluminado. Seja como for, o modo Autopilot continua salvando vidas por aí, como mostra um vídeo registrado na Holanda – e publicado por um usuário no Twitter com aval do dono do Model S.

O motorista do Model S circulava por uma rodovia no modo autônomo quando ouviu o sinal de iminência de colisão emitido pelo veículo, que identificou uma desaceleração repentina dos carros trafegando à frente. O Autopilot, então, acionou os freios do Tesla a tempo de evitar a batida, algo que o Corsa que viajava logo adiante não conseguiu fazer, batendo na traseira de um SUV. A força do impacto, aliás, fez o pobre utilitário esportivo capotar diversas vezes.

De acordo com Hans Noordsjj (o dono da conta do Twitter na qual o vídeo foi publicado), o condutor do Model S também freou logo após o Autopilot entrar em ação. Felizmente, ninguém se machucou. Assista abaixo:

Continua após a publicidade

Publicidade