Veja como é a fabricação do Honda Civic Type R que chega no Brasil em 2023
Honda divulga vídeo do processo de montagem do novo Type R na fábrica de Saitama, no Japão
Desde seu anúncio, o novo Honda Civic Type R gerou muita curiosidade. Afinal, a estratégia da montadora japonesa foi de soltar os detalhes do modelo bem aos poucos.
Primeiro, em 2021, ele apareceu inteiro camuflado, depois deu uma prova da sua velocidade quebrando recorde em Suzuka, no Japão, e acelerando em Nurburgring, na Alemanha. Só em julho deste ano que finalmente tivemos o lançamento oficial e pudemos ver o novo Civic Type R sem camuflagem.
Agora as primeiras unidades já começaram a ser fabricadas no Japão e a Honda quer mostrar outros detalhes do seu hot hatch. A montadora soltou um vídeo da linha de produção do Type R na fábrica de Yorii, na cidade de Saitama, no Japão.
O vídeo mostra do começo ao fim do processo de montagem, exibindo o trabalho das máquinas e dos acabamentos manuais minuciosos realizados pelos funcionários da fábrica. A atuação humana fica bem evidente em processos como na preparação de peças da carroceria, como capô e o para-lamas, para serem instaladas no chassi.
Depois que os robôs fazem toda a montagem da carroceria, as unidades vão para a funilaria, onde outras máquinas são responsáveis por pintar o Civic Type R nas cores Championship White, Rallye Red, Boost Blue, Crystal Black Pearl e Sonic Grey Pearl. No final, funcionários dão os últimos acabamentos na pintura e fiscalizam para saber se está tudo dentro do padrão.
Agora vem a parte mais interessante: a instalação do motor. Um grupo de funcionários prepara o 2.0 turbo de 330 cv e 42,8 kgfm para que as máquinas possam instalá-lo. Enquanto isso, outros robôs instalam os eixos, rodas e bancos. Com tudo pronto, faltam só os acabamentos do interior e os pneus.
Com tudo montado, o Civic Type R passa pelos últimos testes, ainda dentro da fábrica, para que então possa ser colocado nas cegonhas e sair para as entregas.
É muito interessante acompanhar o processo mesmo que seja algo apenas visual. Infelizmente, a narração está em japonês e nem sequer há legendas em inglês disponíveis.
A fábrica da Honda em Saitama pode produzir até 250.000 unidades por ano. O esportivo vai corresponder a uma pequena parcela, estando prevista a construção de 400 unidades por mês.
No Brasil, as primeiras unidades estão confirmadas para 2023, mas ainda não há uma previsão de mês para sua estreia.