Uma das pioneiras das minivans modernas, Renault Espace vai virar SUV
Lançada em 1984, modelo teve cinco gerações e inspirou até clone fora de série brasileiro. A nova carroceria vai permitir levar até sete passageiros
Minivans existem desde os anos 40, quando a DKW lançou a Schnellaster. Na década seguinte veio ainda a Fiat 600 Multipla. Mas foi em 1984 que Dodge Caravan e Renault Espace brigaram pelo pioneirismo do que podemos chamar de minivans modernas.
A Espace nasceu como protótipo que fez sucesso e entrou em produção. Teve até direito a um clone brasileiro, a Grancar Futura, feita em fibra de vidro no final dos anos 80. Foram cinco gerações feitas, mas essa história vai ter um ponto final, pelo menos no formato da carroceria.
Pelo menos é o que indica o teaser mais recente da próxima geração da Espace. A imagem mostra uma silhueta de SUV, o que é natural, já que este tipo de carroceria tem feito mais sucesso do que o de minivan.
O novo formato vai permitir que o Espace leve sete pessoas em uma carroceria mais curta. O teto alto e a traseira mais quadrada indica um bom espaço para a cabeça de quem viajar na última fileira.
Outro spoiler do que podemos esperar é o logotipo com a última letra E em dourado, indicado a eletrificação do modelo. Versões híbridas são esperadas para o lançamento oficial, que deve acontecer em março.