Clique e assine por apenas 8,90/mês

Um carro-bicicleta movido a energia solar? Conheça o Elf

Vá ao trabalho sem poluir o planeta nem suar a camisa

Por Vanessa Barbosa, de <a href="http://exame.abril.com.br">Exame.com</a> - Atualizado em 9 nov 2016, 12h11 - Publicado em 17 dez 2012, 17h22
sustentabilidade

A startup americana Organic Trasit, especializada em veículos ecológicos juntou em um único protótipo o melhor do mundo do carro e da bicicleta. Eles criaram o Elf, um pequeno híbrido de três de rodas que tanto pode ser movido a pedaladas como por energia solar.

É o veículo dos sonhos para os ciclistas urbanos – vem com pedais, como uma bicicleta, mas também conta com motores elétricos que podem ser acionados para obter mais velocidade ou para subir ruas íngrimes. A bordo desse pequeno, dá para ir dirigindo até o trabalho, sem poluir o planeta, nem suar a camisa, e ainda voltar pedalando para casa e de quebra queimar algumas calorias.

E você ainda fica protegido contra chuvas e vento forte. A segurança, inclusive, é um diferencial do Elf, quem vem com farois, retrovisores, entre outros acessórios comuns de um carro. Por suas dimensões compactas, o Elf tem capacidade para um único passageiro e suporta bagagens de até 350 quilos.

As baterias de íons de lítio, que alimentam o motor elétrico, podem ser recarregadas em uma tomada comum ou pela energia gerada pelos paineis solares. Numa única carga, o Elf faz até 50 quilômetros, auxiliado pelas pedaladas.

Continua após a publicidade

Publicidade