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Traços culturais que marcavam os carros de diferentes países

Modos e maneiras são uma questão de berço

Por Da Redação
17 Maio 2017, 15h47
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  • A globalização dos projetos de carros fez com que muitas das características próprias de cada país fabricante se tornassem coisas do passado. Algumas, porém, persistem por aí. Confira:

    Limpador CVT

    Alavanca do limpador de pára-brisa do Nissan 350Z
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Carros americanos e alguns japoneses (como o Nissan 350Z acima) possuem diversas opções de velocidades no limpador de para-brisa, num botão giratório. Os europeus sempre tiveram duas ou três velocidades (para selecionar, mova a alavanca na vertical), e recentemente adotaram temporizador variável.

     

    Cabeça aberta

    Ford GT40 nas 24h de Le Mans
    (arquivo/Ford)

    Carros com tradição em Le Mans eram feitos para sair depressa – o piloto largava a pé, e tinha de entrar e ligar o carro. Parte do teto do Ford GT 40 era integrada à porta, para se entrar em pé e então sentar. O problema era quando chovia: impossível não molhar o interior ao abri-las.

     

    Suor nas mãos

    Painel do Ford Focus Sedan
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Carros europeus tinham as saídas de ar voltadas para as mãos do motorista, para aquecê-las no frio, como no primeiro Focus. Nos Estados Unidos (com um clima igual ao europeu), as saídas privilegiavam o uso do ar-condicionado, evitando as mãos e priorizando a cabine.

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    Macacão

    Interior do Alfa Romeo Giulia 2000 GTV
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Esportivos italianos clássicos, como o Alfa Romeo Giulia, possuem coluna de direção curta, com o volante próximo do painel, e pedaleira próxima do assento. Pedem motoristas com braços longos e pernas curtas, conhecida como “a posição de dirigir de um símio”.

     

    Torradeira

    Citroen CX
    (reprodução/Internet)

    Os franceses sempre apostaram em soluções criativas de interior. Os primeiros Citroën CX tinham os controles de ventilação entre os bancos. Depois, o espaço acabou ocupado por um toca-fitas virado para cima (como uma torradeira). Ainda hoje, vários Renault saem de fábrica com botões estranhamente localizados embaixo do freio de mão.

     

    Servido à francesa

    Estepe do Renault Sandero
    (arquivo/Quatro Rodas)
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    Os franceses (sempre eles) também acham mais prático pôr o estepe sob o carro, numa bandeja. No caso do Gordini, ele ainda por cima ficava na dianteira. Carros de origem alemã com estepe fora, como a antiga Zafira (um projeto Opel), são raridade.

     

    Reflexo Cultural

    Retrovisor do Toyota Corolla
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Os japoneses costumavam ter retrovisor externo encapsulado, com uma moldura de borracha nas laterais para proteger contra impactos e corrosão. E traziam a camada de metal refletivo na parte de trás do vidro, como os europeus – e não na parte da frente, como fazem os americanos.

     

    O sol nasce para todos

    Pára-sol do Citroën C4 Pallas
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Carro de origem francesa, como o C4 Pallas, tinham para-sol de plástico soprado. Os alemães não gostavam disso (pois pode machucar a cabeça de quem bater na beirada dele), então preferem de isopor. Os americanos utilizavam o de papelão, que faz a mesma coisa e é mais barato.

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    Selo de exportação

    Volkswagen Fox (Voyage)
    (Divulgação/Volkswagen)

    Lente do farol, refletor e lâmpada vinham num conjunto selado, que era trocado inteiro – a salvo de poeira ou umidade. O “sealed beam” (que aqui virou celibim) foi obrigatório nos EUA de 1941 a 1984. Até o Fox, nosso Voyage exportação, foi adaptado.

     

    Saída pela direita

    Honda City EXL
    (arquivo/Quatro Rodas)

    Projetos da Inglaterra e do Japão (como o Honda City) trazem o cano de escapamento do lado direito. Assim, nesses países de mão-inglesa, a fumaça fica longe dos pedestres. E, para evitar incêndio, o bocal de abastecimento fica do lado oposto, à esquerda.

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