Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Dez vezes que tentaram reinventar a roda (para pior)

Quando as marcas cismam de mudar o que todo mundo já conhece

Por Redação Atualizado em 18 abr 2021, 01h24 - Publicado em 27 nov 2018, 20h04

1. Paradão na sua

656_topten_01.jpeg

Em 2006, a linha C4 da Citroën estreou por aqui o conceito do volante de cubo fixo, no qual o aro gira em torno de um miolo imóvel que concentra vários comandos. Quem queria mexer no som em estradas sinuosas tinha de se esforçar muito para não desviar a atenção. Não colou, e acabou descontinuado.

 

Continua após a publicidade

2. Chave na fenda

656_topten_02.jpeg

Quando o Focus chegou ao Brasil, em 2000, ele inovou numa coisa banal: para abrir o capô, era preciso desligar o carro, tirar a chave do contato, levantar o emblema da Ford na grade e, aí sim, usar a chave para destravá-lo. Imagina isso no escuro…

 

Continua após a publicidade

3. Puxador deslocado

656_topten_03.jpeg

No primeiro Chevrolet Onix, a primeira tentativa de fechar a porta por dentro era sempre frustrada. A alça puxadora fica bem longe da maçaneta, abaixo de onde a mão normalmente vai procurar. Até você se acostumar, leva tempo – e tem gente que nunca se acostuma.

 

Continua após a publicidade

4. Falha na memória

656_topten_04.jpeg

Para gravar uma estação na memória da rádio, é segurar o botão e esperar o bipe, certo? Não no Chevrolet Malibu da geração passada. Primeiro, só dá para gravar com o carro parado e o câmbio em P. Depois, deve-se clicar no botão FAV (de favoritos), ir à página de armazenamento e, só então, pressionar o botão até ouvir o bipe.

 

Continua após a publicidade

5. Troca de comando

656_topten_05.jpeg

Em muitos carros da Mercedes-Benz, a alavanca do câmbio automático fica na coluna de direção, no mesmo lugar e com o mesmo formato do comando do limpador de para-brisa. Adivinhe se não tem gente que troca de marcha sem querer quando começa a chover.

 

Continua após a publicidade

6. Complexo de largada

656_topten_06.jpeg

Dar a partida no KTM X-Bow sem ler o manual é impossível. Acompanhe a ordem: ponha a chave no contato, aperte o botão Start, pressione a tecla Stop, leia a mensagem “Está pronto pra correr?”, confirme no volante e aperte – de novo – o botão Start. Ufa!

 

Continua após a publicidade

7. Atrás da grade

656_topten_07.jpeg

O bocal do reservatório de partida a frio dos Nissan flex prometia praticidade, pois ficava onde seria a grade entre capô e para-brisa. Mas ele ficou difícil de alcançar e ainda deixou as eventuais manchas de gasolina evidentes demais. Não é à toa que os novos flex estão dando fim ao tanquinho.

 

Continua após a publicidade

8. Coluna do meio

656_topten_08.jpeg

Em vez de colocar os comandos dos vidros traseiros nas portas, onde repousam as mãos, a PSA fez diferente. Em carros como Peugeot 206 e o antigo Citroën C3, ela os instalou atrás do console central, bem no meio do carro. E bem longe dos respectivos passageiros.

 

Continua após a publicidade

9. Ele é do contra

656_topten_09.jpeg

Muita atenção ao regular os retrovisores elétricos do JAC J3. Se é para apontar o espelho para baixo, você tem de empurrar o comando para cima e vice-versa. Vai ver que é para treinar a coordenação motora…

 

Continua após a publicidade

10. Sai de baixo!

656_topten_10.jpeg

Nos Sandero, Duster e Logan, ajustar os espelhos elétricos exige habilidade, já que a Renault inventou de colocar o botão bem embaixo do freio de mão.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês