Toyota terá novo Land Cruiser mais barato e baseado no chassi da Hilux
Segundo documentos vazados, o chamado Land Cruiser FJ seria um SUV com 4,41 m mais acessível que SW4 para cativar o público mais jovem

A Toyota está planejando mais um veículo baseado no mesmo chassi da Hilux, com o foco diferente do SW4 e da Hilux Champ. Chamado de Projeto 500D, o carro será um SUV com proposta mais off-road, diferenciando-se bastante dos outros dois.
As imagens foram divulgadas pelo canal de YouTube japonês Car Tube, elas mostram alguns detalhes do projeto e renderizações do novo veículo, mostrando que o projeto ainda está em fase inicial de planejamento. Ou seja, ele ainda daria origem a uma versão conceito, que pode até ser apresentada durante o Salão de Tóquio, que ocorre no final do ano.

Os documentos também dão nome ao novo carro: Land Cruiser FJ. É um nome clássico na linha da Toyota, mas que os brasileiros podem não conhecer. Na época da segunda guerra o Land Cruiser FJ surgiu para ser a versão japonesa dos Jeep. Após esse período ele passou a ser um carro civil bem robusto, ideal para o trabalho no campo. Ele até chegou a ser construído no Brasil, mas com outro nome: Bandeirante.

Mais recentemente, a Toyota vendeu o FJ Cruiser, que saiu de linha em 2018. Era um SUV com estética retrô e com o mesmo foco off-road do Projeto 500D, e que teve algumas dezenas de unidades importadas ao Brasil de forma independente.
O Land Cruiser FJ seria um modelo menor que os ‘irmãos’ baseados na plataforma IMV, ocupando o chamado segmento C (compacto). O SW4, por exemplo, é considerado como segmento D (médio).

Seu comprimento total seria de 4,41 m (o SW4 tem 4,71 m), colocando-o em um patamar próximo ao do Bronco Sport. Suas outras medidas são: 1,85 m de largura, 1,87 m de altura e 2,58 m de entre-eixos. Ele também terá 700 mm de capacidade de imersão, 33º de ângulo de ataque, 23º de ângulo de saída e 26º de ângulo ventral.

O tamanho, aliado com a proposta aventureira, são características para conquistar o público mais jovem, ou quem acha os SUVs menores da Toyota, como o Corolla Cross e o RAV4, urbanos demais.

A principal viabilidade do Land Cruiser será o corte de gastos. Além de adaptar o chassi de longarinas da Hilux, ele também usaria a mesma motorização derivada nela e em seus derivados. Estamos falando do 2.7 a gasolina de 24,9 kgfm, e o 2.8 diesel de 224 cv e 56 kgfm. O mesmo vale para as transmissões manual e automática de seis marchas e o sistema de tração 4×4.

Dentro da família Land Cruiser, ele se posicionaria como o mais acessível, abaixo do Land Cruiser Prado e do 300. Ele também seria um modelo mais global da marca e seria possível produzí-lo em qualquer fábrica que já produz a plataforma IMV. Isso inclui a planta de Zárate, na Argentina (que envia a Hilux e o SW4 para o Brasil) e a planta da Tailândia, que deve ser a primeira a produzi-lo.