No início de 2019 a Toyota relançou o aclamado esportivo Supra após um hiato de 17 anos.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
A singular habilidade do Supra para o drift foi aproveitada pela Toyota e pelo Laboratório de Design Dinâmico da Universidade de Stanford. Em parceria, transformaram o cupê em um drifter totalmente autônomo.
Sem qualquer interferência do piloto, que só precisa estar ao volante por segurança, o carro consegue iniciar e manter derrapagens sozinho, como mostrado no vídeo divulgado.
O protótipo faz parte de um estudo que busca replicar os instintos de pilotos profissionais e aplicá-los em tecnologias de segurança ativa.
O CEO e cientista-chefe do Instituto de Pesquisa da Toyota (TRI, na sigla em inglês) enfatizou a necessidade dos avanços nas tecnologias de automatização: “A realidade é que todo motorista tem vulnerabilidades e, para evitar um acidente, os motoristas muitas vezes precisam fazer manobras que estão além de suas habilidades”.
Na atual fase do projeto, a Toyota tenta aplicar a tecnologia em veículos reais e, dessa intentona, nasceu o Supra Drifter.
Embora o vídeo divulgado impressione os espectadores, não foram divulgadas as especificações técnicas do modelo usado nas filmagens.
Mesmo que sem nenhuma previsão para começarmos as tecnologias desenvolvidas por esse projeto no mundo real, a Toyota garantiu que os resultados serão divulgados para que ela e outras montadoras possam utilizá-los para melhorar a segurança nas estradas.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.