A família Toyota deve aumentar ainda mais no Brasil: o fabricante registrou a patente do SUV Raize junto ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) nesta terça-feira (8).
Como pode ser visto nas imagens a acima, o desenho do registro é exatamente igual ao do modelo apresentado no mercado asiático – onde também tem uma versão batizada Daihatsu Rocky.
Em março deste ano, a Toyota já havia registrado outros componentes do modelo por aqui, como os faróis e o para-choque dianteiro. Mas só agora apareceu o carro inteiro
O SUV foi apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, no ano passado, e foi construído sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA usada no Corolla.
No mercado japonês, o modelo conta com as seguintes dimensões: 3,99 m de comprimento; 1,69 m de largura; 1,62 m de altura; e 2,52 m de entre-eixos.
No entanto, por se tratar de uma plataforma modular, poderá haver mudanças no espaço interno, assim como aconteceu no Volkswagen T-Cross vendido para os brasileiros.
O SUV foi apresentado no mercado asiático com mercado com motor 1.0 de três cilindros e 98 cv de potência, alinhado a um câmbio automático CVT. Vale lembrar que essa configuração de motor não existe na gama de veículos da Toyota por aqui.
Ainda não há informações sobre qual propulsor será utilizado e nem quando o modelo realmente chegará às concessionárias, mas é esperado que faça sua estreia por aqui no próximo ano.
Além do novo SUV, a empresa também registrou o para-choque dianteiro do SW4, confirmando parte da reestilização que o modelo terá para a linha 2021.
Como adiantado por QUATRO RODAS, o SUV receberá o primeiro tapa no visual desde que foi apresentado em 2015.
As mudanças serão discretas, com alterações no desenho da grade frontal, novo alojamento para faróis de neblina e luzes diurnas de led na parte inferior do pára-choque.
O novo visual do modelo é inspirado na versão comum do Toyota Fortuner, veículo equivalente ao SW4 na Tailândia.
Por lá, ainda haverá a configuração esportivada Legender, com a dianteira seguindo a filosofia adotada pelo Corolla no Brasil. No entanto, não há informações sobre a chegada dessa opção aqui.
Além da mudança no visual, o SW4 terá uma atualização no motor 2.8 turbodiesel que passará a gerar 201 cv e 51 kgfm – um ganho de 27 cv e 5,1 kgfm em relação à geração passada.
O veículo é esperado nas concessionárias até o final deste ano, chegando junto com a linha 2021 da Toyota Hilux ao mercado.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.