A partir de agora, quem quiser levar uma Toyota Hilux topo de linha para casa terá à disposição apenas as versões mais “preparadas” da picape. É que a configuração SRX, opção mais “civil” entre as mais caras, saiu de linha, deixando a novata SRX Plus em seu lugar.
De acordo com a Toyota, a mudança “integra a estratégia comercial da companhia”, sem dizer sobre um possível ofuscamento da antiga versão SRX pela SRX Plus.
Nos preços, a novidade cria um degrau maior entre as versões. A Hilux SRX Plus sai por R$ 334.890, enquanto a SRV, agora imediatamente abaixo, custa R$ 289.990 – ou seja, uma diferença de consideráveis R$ 44.900. Antes, a SRX comum diminuía a distância por custar R$ 324.490 – ou R$ 10.400 a menos que a Plux e R$ 34.500 a mais que a SRV.
Há ainda a GR-Sport, versão esportiva que tem modificações mecânicas mais extensas e sai por R$ 372.890. No topo da linha, ela é R$ 38.000 mais cara que a SRX Plus. Neste caso, o acréscimo ainda é menor do que o criado pela ausência da SRX. Vale considerar, porém, que a pouca diferença entre a versão descontinuada e a sua sucessora, de já citados R$ 10.400.
O que muda entre as versões?
As diferenças entre as Hilux SRX e SRX Plus são significativas, especialmente no que diz respeito à dinâmica e dirigibilidade. A Plus tem eixos maiores, com 14 cm a mais na dianteira e 15,5 cm a mais na traseira, e uma inédita barra estabilizadora no eixo traseiro. Segundo a marca, isso representa um aumento de 20% na rigidez de rolagem e melhora a estabilidade nas curvas, mesmo que a picape tenha ficado 2 cm mais alta em relação ao solo.
Há também braços de suspensão alargados e amortecedores com tubos duplos e 3 mm maiores no diâmetro. Os amortecedores são reposicionados para fora do chassi. Para abrigar o conjunto mais largo, a SRX Plus ganha alargadores de carroceria nos para-lamas (os mesmos da versão GR-S, mas pintados na cor do carro), e um santantônio estilizado, que se parece com um aerofólio, na traseira.
Em nossos testes, todas as mudanças ficaram perceptíveis na condução da picape, que está, de fato, com uma dinâmica mais apurada – a estabilidade passa a ser o ponto forte da Hilux SRX Plus.
Não há, porém, qualquer alteração em motor, que segue o 2.8 turbo diesel de 204 cv e 50,9 kgfm, e em câmbio, que é o mesmo automático de seis marchas. Os equipamentos e o acabamento também são os mesmos da versão SRX, com itens como piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, sete airbags, alerta de saída de faixa, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.