Toyota Hilux Rengga SUV antecipa o lançamento de um SW4 bem mais barato
Conceito off-road é baseado na picape Hilux Champ, uma picape de trabalho feita na mesma plataforma da Hillux original, mas que carrega muito pouco do seu DNA
A Toyota já colocou em prática os planos de criar uma picape abaixo da Hilux, mais barata e desenvolvida para atender os trabalhadores de países emergentes. Ela começou como o conceito IMV 0 e dele veio a Hilux Rengga — ou Hilux Champ, como também foi chamada.
A ideia parece ter funcionado e, assim como o SW4 está para a Hilux original, um novo conceito de SUV off-road surge baseado na Hilux Rengga. O nome é bem óbvio: Hilux Rengga SUV, mas pode ser que a empresa opte por algo mais original caso decida lançá-lo. Já em relação às suas características, segue à risca a proposta da picape na qual se baseia.
A linha Hilux Rengga usa exatamente o mesmo chassi da Hilux vendida no Brasil. A simplificação que os torna mais baratos está, principalmente, na carroceria. Podemos ver isso na dianteira, onde há o uso de bastante plástico. Por sinal, o design é o mesmo encontrado na picape e passa muita sensação de robustez. A semelhança é tão grande, que a Toyota nem mesmo quis adicionar para-lamas maiores, deixando as caixas de rodas com peças bem finas.
O visual de caixote combina bem com o estilo do SUV. Em vez de uma caçamba, tem bagageiro que aparenta ter bom volume, ainda que meio desproporcional por conta das portas traseiras mais altas e com aspecto exótico. Para dar um charme extra, no porta-malas a Toyota estampou o nome Rengga bem no meio da porta em baixo relevo.
A Toyota não divulgou as medidas do Rengga SUV, mas ela deve seguir o padrão da picape, ou seja, mantendo os 2,75 m de entre-eixos. Isso possibilitou que a montadora desenvolvesse uma cabine para até sete passageiros.
Não há muito esmero no acabamento e é possível ver o uso de materiais bem simples e com muito plástico duro no painel. Mas a proposta do SUV é essa mesmo: ser simples e barato. Mesmo assim, o conceito vem com ar-condicionado, uma pequena central multimídia, faróis de LED e rodas de liga leve de 16 polegadas.
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Quanto ao motor, o conceito carrega um 2.4 turbodiesel de 150 cv e 40,7 kgfm. Esse é o mesmo motor que equipa diferentes modelos da Toyota na Ásia, como o Innova Crysta da Índia e o Fortuner, nome dado ao SW4 em outros mercados. Inclusive, a intenção é que o Hilux Rengga se posicione como uma opção de SUV off-road mais barata que esse último.
Pode ser que a versão de produção apresente um pouco mais de requinte, além de corrigir alguns problemas na adaptação para SUV que são bem nítidos em sua carroceria. Mas para ter certeza teremos que esperar a sua produção.
A estratégia de vendas também será parecida. O Hilux Rangga SUV será vendido nos mesmos mercados que a sua versão picape, como Indonésia, Filipinas e Tailândia. É possível que ele venha também para a América do Sul, já que Hilux Champ é vendida no Peru. No Brasil, chegou a ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)s, mas até agora a Toyota não parece ter planos de lançá-la.