A Toyota ainda não tem uma resposta concreta sobre um possível GR Corolla automático. Porém, quando perguntado sobre o assunto durante um evento na Austrália, o presidente da Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, dá uma resposta curta e sem enrolação: “Se houver demanda, talvez”.
A questão é: existe a demanda? As evidências dizem que sim. Na Austrália, por exemplo, o chefe de vendas e marketing da Toyota local, Sean Hanley, afirma que os GR Cupra e GR 86 automáticos correspondem a metade das vendas desses modelos no país.
Partindo para outro mercado, desta vez o americano, por lá os carros automáticos são quase uma unanimidade. Existem diversos relatos e pesquisas que mostram que cada vez menos cidadãos dos EUA sabem como manejar uma alavanca e uma embreagem, sem contar que, assim como no Brasil, a procura por esse tipo de carro vem caindo.
A introdução de uma caixa automática também deixaria o GR Corolla mais competitivo dentro do mercado de hot hatches. Outros rivais, tanto europeus como o VW Golf R, como os asiáticos como o Subaru Impreza WRX e o Hyundai Elantra N, estão disponíveis com uma caixa automática.
Recentemente, no início de 2024, o ‘irmão menor’ GR Yaris ganhou uma opção de câmbio automático de oito marchas, que poderia ser facilmente adaptada ao GR Corolla já que os dois são equipados com o mesmo motor 1.6 turbo de seis cilindros e serem construídos em plataformas semelhantes — GA-B do Yaris e GA-C do Corolla.
Embora a caixa de câmbio automática tenha deixado o GR Yaris 40 kg mais pesado, ela compensa deixando o carro mais rápido em linha reta e mais confortável para o dia-a-dia.
Os mais puristas também reclamam da falta de emoção da transmissão automática, mas a Toyota fez um trabalho pesado para deixar o câmbio do GR Yaris mais responsivo, se comportando de maneira semelhante a um piloto de corrida. Mas se ele será introduzido no GR Corolla, só depende da demanda.