A Toyota anunciou nesta semana que vai passar a oferecer kit GNV para o Etios sedã 2020. O preço sugerido para o dispositivo é de R$ 5.360, mas pode variar entre as oficinas autorizadas.
O Gás Natural Veicular será oferecido em parceria com a Landirenzo – empresa italiana que produz o pacote do GNV há 65 anos – e tem por objetivo aumentar a economia de combustível.
O sistema é composto por 11 componentes: injetores; suporte de cilindro; chave comutadora; dois cilindros de 7,5 cm3; central eletrônica; manômetro; sensor de temperatura de água; redutor de pressão; válvula de abastecimento; filtro de gás; sensor GNV.
Ele será oferecido com duas opções de entrega. A primeira alternativa é retirar o carro na concessionária e levá-lo – em até 30 dias ou 5.000 km rodados – para uma oficina autorizada da Landirenzo para instalação.
A segunda opção é pegar o carro com o sistema já instalado na concessionária Toyota, mas, para isso, será preciso pagar o frete.
Até o momento, apenas rede credenciadas de São Paulo e Rio de Janeiro poderão oferecer a instalação do kit, mas, a partir de junho de 2020, o projeto será expandido para as regiões Sul e Nordeste.
Mesmo com a instalação do sistema, a empresa irá manter a garantia de três anos ou 100.000 km do sedã. Além disso, para não alterar as características de desempenho do Etios, a Toyota irá fazer ajustes nos carros que receberão o sistema.
As modificações são: calibração do módulo de injeção; desenvolvimento de suportes dos componentes (cilindros, central eletrônica, flauta e válvulda de abastecimento/filtro); revisão do layout das mangueiras; tubulação; chicotes do sistema GNV.
O Etios Sedan GNV será vendido nas versões X e X Plus. Ambas possuem motor quatro-cilindros 16V de 1.5L e 107 cv. O veículo terá duas configurações de câmbio: manual de seis velocidades ou automática com quatro.