Haters do Toyota Etios estão com a vida cada vez mais difícil. Ainda dá pra fazer bullying com o visual do carrinho, mas a chegada da linha 2019 do modelo, lançado nesta sexta (9), traz boas notícias.
Etios e Etios Sedan são os únicos de suas categorias com ESC de série (com assistente de partida em rampa) em todas as versões.
O controle de estabilidade e tração só não será ofertado na configuração X-Standard 1.3 do hatch, que será a mais barata (R$ 47.270), mas exclusiva para frotistas e empresas (pessoas jurídicas, as famosas “PJs”).
Confira a tabela de preços e versões do novo Etios e Etios Sedan:
Etios Hatch
Versões | Valor atual | Valor anterior | Diferença |
X-STD Manual | R$ 47.270 | Não existia | – |
X 1.3 Manual | R$ 48.400 | R$ 47.350 | R$ 1.050 |
X 1.3 Automático | R$ 53.440 | R$ 52.390 | R$ 1.050 |
X-Plus 1.5 Manual | R$ 54.920 | R$ 52.700 (XS) | R$ 2.220 |
X-Plus 1.5 Aut. | R$ 59.960 | R$ 57.740 (XS) | R$ 2.220 |
XLS 1.5 Aut. | R$ 64.440 | R$ 63.280 | R$ 1.160 |
Platinum 1.5 Aut. | R$ 67.690 | R$ 66.530 | R$ 1.160 |
Etios Sedan
Versões | Valor Atual | Valor Anterior | Diferença |
X-STD Manual | R$ 52.110 | Não existia | – |
X Manual | R$ 53.240 | R$ 52.190 | R$ 1.050 |
X Automático | R$ 58.270 | R$ 57.220 | R$ 1.050 |
X-Plus Manual | R$ 57.770 | R$ 55.550 (XS) | R$ 2.220 |
X-Plus Automático | R$ 62.820 | R$ 60.600 (XS) | R$ 2.220 |
XLS Automático | R$ 67.320 | R$ 66.160 | R$ 1.160 |
Platinum Automático | R$ 71.150 | R$ 69.990 | R$ 1.160 |
O catálogo para os consumidores continua começando pela versão X 1.3, de R$ 48.400.
Além do ESC, o novo Etios passou por mudanças pontuais no catálogo de equipamentos, com adição de rodas de liga leve a partir da versão X-Plus, que substitui a antiga XS.
Visualmente a grade escurecida é um dos principais diferenciais do novo Etios. A Toyota aproveitou o lançamento da linha 2019 para reafirmar a continuidade da versão Platinum, que pode ser canibalizada pelo Yaris – já confirmado para o segundo semestre.
O design polêmico não teve alterações, mas uma versão com desenho controverso se despede do mercado: com baixo volume de vendas, o Etios Cross deixou de ser vendido no Brasil.
A única diferença no interior está no botão que desativa o ESC, junto ao pouco prático comando das travas elétricas – que continuam a não oferecer fechamento automático por velocidade.