Clique e assine por apenas 5,90/mês

Toyota é a marca de carro mais valiosa do mundo; veja o top 10

Valor estimado da marca japonesa ultrapassa os 29 bilhões de dólares, apesar de ter caído; Mercedes-Benz e BMW completam o pódio

Por Daniel Telles - Atualizado em 7 nov 2019, 10h38 - Publicado em 7 nov 2019, 07h00
Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo Fernando Pires/Quatro Rodas

A Kantar, empresa britânica de pesquisa de mercado, divulgou o ranking BrandZ 2019 com as 100 marcas mais valiosas do mundo.

No setor automotivo, a Toyota continua firme na liderança. A fabricante japonesa até teve uma desvalorização de 3%, mas o valor estimado de US$ 29,151 bilhões, cerca de R$ 117,74 bilhões, lhe garantiu o topo.

Ainda no segmento automotivo, a Mercedes-Benz ocupa a vice-liderança, com valor da marca estimado em US$ 23,355 bilhões (R$ 94,39 bilhões). No terceiro lugar figura outra alemã, a BMW, com marca avaliada em US$ 23,326 bilhões (R$ 94,32 bilhões).

Ranking elaborado anualmente foi divulgado pela Kantar, empresa britânica de pesquisa de mercado Brandz/Divulgação

Entretanto, quando analisado o ranking geral, as marcas do segmento automotivo não vão tão bem assim.

A Toyota, por exemplo, é só a 41a marca mais valiosa do mundo, segundo o ranking. BMW e Mercedes-Benz ocupam, respectivamente, o 54º e 55º lugar. Nenhuma outra fabricante figura entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.

Continua após a publicidade

Além disso, nove das 10 marcas de carros mais valiosas perderam valor de 2018 para 2019.

Porsche apareceu pela primeira vez entre no Top 10 das marcas automotivas Divulgação/Porsche

Vale destacar também a presença de outras duas marcas relacionadas ao setor automotivo presentes entre as 100 mais valiosas do mundo.

A Uber ocupa a 53posição, à frente de Mercedes e BMW, com valor estimado em US$ 23,35 bilhões (R$ 95,26 bi). Já a petrolífera Shell figura na 65a colocação, avaliada em U$ 20,66 bilhões (R$ 83,88 bi).

A liderança do ranking global de marcas ficou com a americana, do ramo de comércios, Amazon, avaliada em US$ 315,50 bi (aproximadamente R$ 1,282 trilhão). O pódio é completado pela Apple, em segundo lugar, e Google, em terceiro.

Veja na tabela abaixo a lista das dez marcas automotivas mais valiosas do mundo, com a variação em relação ao último ano, segundo a BrandZ.

Ranking 2019 Marca País Valor da marca 2019 (bilhões de dólares) variação
1 Toyota Japão 29,151 -3%
2 Mercedes-Benz Alemanha 23,355 -9%
3 BMW Alemanha 23,326 -9%
4 Honda Japão 11,749 -7%
5 Ford EUA 11,211 -12%
6 Nissan Japão 10,554 -8%
7 Tesla Japão 9,285 -1%
8 Audi Alemanha 8,556 -11%
9 Volkswagen Alemanha 6,707 12%
10 Porsche Alemanha 5,817 NOVA

 

Continua após a publicidade
Publicidade