Toyota é a marca de carro mais valiosa do mundo; veja o top 10

Valor estimado da marca japonesa ultrapassa os 29 bilhões de dólares, apesar de ter caído; Mercedes-Benz e BMW completam o pódio

Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo

Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Kantar, empresa britânica de pesquisa de mercado, divulgou o ranking BrandZ 2019 com as 100 marcas mais valiosas do mundo.

No setor automotivo, a Toyota continua firme na liderança. A fabricante japonesa até teve uma desvalorização de 3%, mas o valor estimado de US$ 29,151 bilhões, cerca de R$ 117,74 bilhões, lhe garantiu o topo.

Ainda no segmento automotivo, a Mercedes-Benz ocupa a vice-liderança, com valor da marca estimado em US$ 23,355 bilhões (R$ 94,39 bilhões). No terceiro lugar figura outra alemã, a BMW, com marca avaliada em US$ 23,326 bilhões (R$ 94,32 bilhões).

Ranking elaborado anualmente foi divulgado pela Kantar, empresa britânica de pesquisa de mercado

Ranking elaborado anualmente foi divulgado pela Kantar, empresa britânica de pesquisa de mercado (Brandz/Divulgação)

Entretanto, quando analisado o ranking geral, as marcas do segmento automotivo não vão tão bem assim.

A Toyota, por exemplo, é só a 41a marca mais valiosa do mundo, segundo o ranking. BMW e Mercedes-Benz ocupam, respectivamente, o 54º e 55º lugar. Nenhuma outra fabricante figura entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.

Além disso, nove das 10 marcas de carros mais valiosas perderam valor de 2018 para 2019.

Porsche apareceu pela primeira vez entre no Top 10 das marcas automotivas

Porsche apareceu pela primeira vez entre no Top 10 das marcas automotivas (Divulgação/Porsche)

Vale destacar também a presença de outras duas marcas relacionadas ao setor automotivo presentes entre as 100 mais valiosas do mundo.

A Uber ocupa a 53posição, à frente de Mercedes e BMW, com valor estimado em US$ 23,35 bilhões (R$ 95,26 bi). Já a petrolífera Shell figura na 65a colocação, avaliada em U$ 20,66 bilhões (R$ 83,88 bi).

A liderança do ranking global de marcas ficou com a americana, do ramo de comércios, Amazon, avaliada em US$ 315,50 bi (aproximadamente R$ 1,282 trilhão). O pódio é completado pela Apple, em segundo lugar, e Google, em terceiro.

Veja na tabela abaixo a lista das dez marcas automotivas mais valiosas do mundo, com a variação em relação ao último ano, segundo a BrandZ.

Ranking 2019 Marca País Valor da marca 2019 (bilhões de dólares) variação
1 Toyota Japão 29,151 -3%
2 Mercedes-Benz Alemanha 23,355 -9%
3 BMW Alemanha 23,326 -9%
4 Honda Japão 11,749 -7%
5 Ford EUA 11,211 -12%
6 Nissan Japão 10,554 -8%
7 Tesla Japão 9,285 -1%
8 Audi Alemanha 8,556 -11%
9 Volkswagen Alemanha 6,707 12%
10 Porsche Alemanha 5,817 NOVA

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s