Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota desenvolve novos sistemas anti-colisão

Recursos evitam batidas em estradas e estacionamentos

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h09 - Publicado em 26 nov 2012, 11h45
seguranca

A Toyota está desenvolvendo dois sistemas de segurança inéditos que ajudarão a impedir colisões em alta velocidade e casos de aceleração involuntária em manobras de baixa velocidade em estacionamentos. Segundo o chefe de tecnologia em segurança da marca, Seigo Kuzumaki, os recursos vão estrear em um novo sedã grande da Toyota e devem chegar aos modelos compactos em até três anos.

Os executivos da montadora afirmam que o desenvolvimento da tecnologia que impede acelerações involuntárias não tem relação com os recalls convocados pela Toyota entre 2009 e 2010. A Toyota diz que os sistemas estão sendo desenvolvidos há anos e fazem parte de um plano da marca de se destacar no mercado oferecendo tecnologias voltadas para a segurança dos ocupantes.

O sistema de assistência a frenagens de emergência usa radares para detectar o risco de colisão. Quando aponta perigo de acidente, emite alteras sonoros e visuais antes de ativar um sistema que duplica a força da frenagem aplicada pelo motorista, mesmo se ele não aplicar força suficiente no pedal ou pisar tardiamente. Se a velocidade for de até 60 km/h, o veículo para completamente, mas se o motorista estiver trafegando acima desta velocidade ele desacelera o carro para tentar impedir uma colisão mais grave.

Já o outro sistema impede colisões de estacionamento em que o condutor acidentalmente engata a marcha à ré em vez de acelerar para frente. O recurso deve evitar muitos transtornos, uma vez que, segundo a Toyota, cerca de 7 mil acidentes acontecem anualmente no Japão por conta de falhas humanas em acelerações, principalmente em estacionamentos pequenos. A tecnologia usa ondas sonares para detectar se o carro está dando ré rápido demais em direção a um obstáculo. Quando isso acontece, o sistema soa um alarme e aciona os freios. O sistema também é ativado se a marcha a ré for engatada por engano durante a aceleração ou em caso de problemas na transmissão.

As novas tecnologias devem chegar ao mercado japonês em breve. O modelo mais cotado para estrear os sistemas é a nova geração do luxuoso sedã Crown.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.