O quarto e último modelo da “família real” da Toyota foi revelado. A linha Crown (Coroa, na tradução) foi mostrada no ano passado e agora o Toyota Crown Signia, antes revelado com Toyota Estate, foi devidamente revelado pela montadora japonesa.
O último modelo da linha Crown é baseado na mesma plataforma dos Crown Crossover e Crown Sport, chamada GA-K, com motor transversal.
Em questão de tamanho, o Signia é bem semelhante ao seu irmão Crossover, sendo pouco maior que um Toyota RAV4. Tem 4.93 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura. Seu entre eixos não foi divulgado, mas pegando de base o do modelo Crossover, deve ficar próximo dos 3 m.
O visual segue o conceito que foi implementado em toda a linha Crown, que em geral é mais sofisticado e elegante que outros Toyota. Os faróis são bem estreitos, mas há um pequeno vão central de um lado ao outro do carro quase escondendo as barras de LED. A grade frontal é diferente de todos os outros modelos, sendo praticamente parte da carroceria com furos destacados.
A traseira segue o mesmo tema do resto da linha Crown, com para-choque escurecido e lanternas interligadas. Por dentro, a sofisticação vem das duas grandes telas, uma multimídia e outra de instrumentos, ambas com 12,3 polegadas. Ainda tem bancos aquecidos (na frente e atrás), ar-condicionado bi-zona e console central com carregador por indução e três portas USB-C. O interior mostrado nas fotos é bege, mas ainda há outra versão preta.
Na versão topo de linha Limited, o carro ganha sistema de som JBL com onze alto-falantes, estofamento de couro e assentos ventilados. A versão também vem acompanhada com rodas de 21 polegadas.
Há apenas uma configuração mecânica para o Toyota Crown Siginia, que é híbrida com tração integral. O motor 2.5 aspirado é combinado a três motores elétricos, sendo dois embutidos no câmbio, impulsionando as rodas dianteiras, e o terceiro é instalado no eixo traseiro. A potência máxima do carro é de 246 cv.
Por conta dos três motores elétricos, pode percorrer pequenas distâncias a baixa velocidade em modo elétrico, pois sua bateria é pequena e recarregada apenas pelas frenagens e pelo motor a gasolina. Uma versão plug-in deve surgir no futuro.
O novo Toyota Crown Signia começa a ser vendido nos Estados Unidos próximo ano e deve estar presente em ao menos 40 mercados mundiais, com confirmou a Toyota. O Brasil pode ser um deles. Seus valores não foram divulgados, mas devem girar em torno de algo equivalente a R$ 169.377 a R$ 235.570.