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Toyota Camry perde V6 para ser apenas híbrido, até com tração integral

Motor V6 foi aposentado para dar lugar ao novo 2.5 híbrido de até 235 cv e que. pela primeira vez. terá opção de tração integral

Por João Vitor Ferreira
16 nov 2023, 15h05

Os sedãs podem estar perdendo espaço, mas não pense que o seu fim esteja próximo. O Toyota Camry é um bom exemplo de que esse segmento ainda tem os seu público: foi o quinto carro mais vendido nos Estados Unidos no ano passado, mas o primeiro entre os que não são SUVs ou picapes.

Para continuar com o sucesso, a linha 2025 do Toyota Camry estreia novo visual e nova mecânica. Apesar de ser considerado um carro de ‘tiozão’, o sedã ficará mais moderninho e a montadora mão das opções puramente a combustão. 

Toyota Camry 2025
(Divulgação/Toyota)

Isso significa o fim das versões com motor V6 3.5 de 305 cv, o que não fará grande diferença, afinal, esse motor só representou 7% das vendas do Camry nos EUA este ano. Porém, a versão básica a combustão com motor 2.5 de quatro cilindros de 205 cv também vai dar adeus. Era a preferida entre os compradores, somando 82% das vendas.

Agora vão restar apenas os híbridos, também com motor 2.5, mas atrelado a outros dois motores elétricos para somar 228 cv. Assim como o modelo que foi vendido por aqui em 2022, a tração é dianteira, nesse caso.

A maior novidade para a nova geração é uma versão com tração integral. A mecânica é basicamente a mesma, a diferença é que o modelo AWD recebe um terceiro motor elétrico para acionar o eixo traseiro. Na maior parte do tempo, ele funciona como o modelo de tração dianteira e o motor elétrico traseiro entra em ação apenas quando necessário. Com isso, a potência total combinada sobe para 235 cv.

Toyota Camry 2025
(Divulgação/Toyota)

Além da mudança mecânica, o Camry também teve seu visual renovado. Na dianteira, o Camry ganhou novos faróis e um DLR fino com um desenho em estilo em forma de C, que lembra bastante o do novo Prius. A grade em forma de ‘V’ foi substituída por uma mais robusta e localizada mais abaixo no para-choque – que recebe diferentes acabamentos de acordo com a versão. Já o logo não é mais centralizado, sendo movido para a ponta do capô e estando voltado para o alto.

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Toyota Camry 2025
(Divulgação/Toyota)

A traseira também ganhou novas luzes, mais finas e com novo design. Toda a traseira foi reformulada, ficando com um visual mais achatado e o centro do porta-malas ganhou o nome do modelo logo abaixo do logo da Toyota. Por falar nele, o símbolo está de cara nova, mais minimalista e sem os contornos em azul que identificavam o trem de força eletrificado.

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Quem quiser visual um pouco mais ousado poderá optar pelas versões SE ou XSE, com difusor traseiro, spoiler na cor do veículo, suspensão com acerto esportivo, canards no para-choque dianteiro, pedais de alumínio e borboletas para trocar de marchas. Já os mais conservadores, podem ficar com as opções LE e XLE.

Toyota Camry 2025

De série, o Toyota Camry 2025 tem ar-condicionado de duas zonas, carregador de telefone sem fio, rodas de alumínio de 16’’, carregador de telefone sem fio, quadro de instrumentos digital de 7’’ e central multimídia de 8’’. As versões XLE e SE têm rodas de 18’’, enquanto a XSE ganha uma exclusiva de 19’’. Por fim, os modelos topo de linha (XLE e XSE) têm um conjunto de telas maiores, com 12,3’’ cada, além de luzes traseiras de LED, assentos de couro aquecidos e com ajuste elétrico na frente e entrada por chave de proximidade.

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Toyota Camry 2025
(Divulgação/Toyota)

Bem equipado, o Camry traz o pacote Toyota Safety Sense para toda a linha. Quer dizer que frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, assistência para manutenção de faixa, farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo estão presentes em todos os carros.

Toyota Camry 2025
(Divulgação/Toyota)

Os preços para o novo Toyota Camry nos Estados Unidos ainda não foram divulgados, mas é bem provável que ele seja mais caro que o híbrido da geração anterior, que partia dos U$ 28.855, aproximadamente R$ 140.000. Seu lançamento está programado para o segundo trimestre de 2024.

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