Em 1955, a Toyota lançou o Crown, seu primeiro carro de grande volume feito com tecnologia japonesa. Mais do que símbolo do novo Japão pós-guerra, o modelo marcou história servindo de táxi executivo em Tóquio a carro de famílias ricas. Tanto sucesso que seu nome batizou gerações por 67 anos ininterruptos, recorde da marca.
Após um hiato, o Crown está de volta. Na verdade, a “coroa” será divida por quatro variantes, que serão sempre híbridas. Ao mesmo tempo que utiliza motores grandes, o Crown mostra estilo bem atual, que remete ao Toyota elétrico mais avançado do mundo.
Destaque ao crossover
Quem liderará o quarteto é o Toyota Crown em versão crossover, cujo visual já havia sido adiantado por patentes. O modelo de dimensões generosas só se diferencia de um sedã pelo vão livre maior, chamando atenção pelos painéis em preto.
Combinados ao tom champanhe de lançamento, pode lembrar os luxuosos Mercedes-Maybach, mas na verdade se parecem com a estratégia adotada no altamente tecnológico Toyota bZ4x. A frente do crossover não se destaca tanto, mas a traseira conta com uma lanterna inteiriça tão fina quanto a fita de leds que a Volkswagen vem usando.
Essa versão também foi lançada nos Estados Unidos, dando mais detalhes dos motores. A versões mais básicas de toda a linha Crown usará um conjunto híbrido que une o 2.5 a gasolina a dois motores elétricos.
O câmbio é variável e utiliza engrenagens planetárias que permitem a tração dianteira. Um terceiro motor elétrico movimenta o eixo traseiro do carro, que totaliza 239 cv.
Os modelos mais caros usarão motor 2.4 ligado a um câmbio automático de seis marchas. Um motor elétrico, na frente, agiliza as respostas do carro e acrescenta potência e torque. Outro motor elétrico, no eixo traseiro, cuida de dar tração à parte de trás. Ao contrário do Crown 2.5, as versões de topo têm tração integral, independente do momento.
Outras variantes
Quem achar muito um carro com 4,93 m de comprimento pode optar pelo Crown Sport, de dimensões encurtadas e pose de hot hatch em corpo de SUV. Também há disponível o Crown State, que também é um crossover, mas perua e utilitário. Os mais tradicionais contarão com o Crown Sedan, que oferece rodar mais próximo ao solo com a mesma carroceria do carro-chefe.
Todas as variantes terão um interior luxuoso, com quê de Lexus e direito até a emblema próprio do Crown no volante. Bem executivo, o modelo foca em assentos confortáveis e ar-condicionado dual zone, de série.
Além de muito espaço, o conforto é garantido pela plataforma TNGA-K, aprimorada em termos de barulho e com rigidez reforçada. O silêncio é ampliado pelo uso de vidros acústicos e isolamento em toda parte que geraria ruídos, como motor, rodas e batentes.
A suspensão adaptativa é exclusividade de modelos mais caros, mas todas as versões tiveram geometria meticulosamente calculada. As versões 2.4 trazem amortecedores de pressão variável do óleo. Junto a um atuador, o amortecimento variável permitiu absorção melhorada de imperfeições na estrada.
Na conversão direta do iene japonês, os preços do Toyota Crown vão de R$ 169.377 a R$ 235.570. A montadora já deixa claro que modelos da linha serão vendidos em ao menos 40 países. O Brasil pode ser um deles.