A linha 2024 do Toyota Corolla já é vendida há alguns dias no Brasil, mas só agora o sedã, que parte de R$ 148.990, teve suas novidades oficializadas pela marca. Ele passa por mínimas atualizações visuais, fica mais caro, mas ganha importantes equipamentos e promete estar mais econômico. Para isso, porém, ficou menos potente nas versões 2.0.
Na aparência, o Corolla 2024 tem nova grade a partir da versão XEi, em preto brilhante e com uma trama formada por losangos. As rodas de 17 polegadas também são novas, com pintura cinza na versão XEi, acabamento diamantado nas versões Altis e escurecidas na GR-S. A GR-S, por sua vez, além das já conhecidas diferenças para as demais configurações, agora passa a ter teto solar de série. Não há mudanças na traseira.
O interior tem novidades mais significativas, apesar de não promover alterações no desenho e no acabamento. Quem se destaca é a nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, que equipa todas as versões, e tem tela de 9 polegadas destacada, sem o criticado acabamento na traseira.
A partir da versão XEi, o quadro de instrumentos passa a ser totalmente digital, com tela TFT de 12,3 polegadas. A versão GLi, por sua vez, passa a ter a tela de 7 polegadas que equipava a versão Altis. Quem for no banco traseiro agora tem à disposição saídas de ar-condicionado e duas portas USB-C, em todas as versões.
O Corolla é equipado, de série, com sete airbags, câmera de ré assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos e piloto automático adaptativo. Na linha 2024, o sedã passa por aprimoramentos no sistema de pré-colisão frontal a partir da versão XEi que, segundo a marca, ganha mais precisão na identificação de pedestres e ciclistas. Já as versões GR-S, Altis Premium e Altis Premium híbrida agora têm alertas de pontos cegos e de tráfego cruzado traseiro
De acordo com a Toyota, o Corolla 2024 está mais eficiente. A marca diz que o sedã tem médias de consumo de até 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, no caso das versões híbridas quando abastecidas com gasolina. As versões apenas a combustão, com gasolina, chegam a 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Os números são do Inmetro. QUATRO RODAS ainda não teve acesso ao modelo para realizar os testes e comprovar os números.
A marca diz que a maior economia foi possível graças às mudanças nas medidas dos pneus, que agora são 215/50 R17 nas versões XEi, Altis, Altis Premium e GR-S, e 205/55 R16 na GLi. Anteriormente, as primeiras versões utilizavam pneus 225/45 R17. A GLi não muda.
Outro fator que permitiu menor consumo, segundo a Toyota, foi uma atualização no motor 2.0 aspirado, que recebeu a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) e perdeu potência e torque. Antes, o motor oferecia 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina, além de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis. Agora, são 175 cv e 21,3 kgfm com gasolina e etanol. Ou seja, 2 cv e 0,1 kgfm a menos.
Já as versões híbridas não passaram por alterações mecânicas e mantêm o motor 1.8 aspirado de 101 cv e 14,5 kgfm, e os dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm. Veja abaixo os preços do Toyota Corolla 2024:
- Corolla GLi – R$ 148.990
- Corolla XEi – R$ 158.590
- Corolla GR-Sport – R$ 181.590
- Corolla Altis Premium – R$ 182.990
- Corolla Altis Hybrid – R$ 187.790
- Corolla Altis Premium Hybrid – R$ 198.890