PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Toyota Agya é um hatch mais barato que Kwid com direito a versão GR-S

Feito sobre uma plataforma de baixo custo, o hatch tem exclusividades para se distanciar das versões ainda mais baratas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 mar 2023, 14h48
Toyota Agya
Toyota Agya (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Carro mais barato da Toyota na Indonésia, o Agya chega à sua segunda geração com uma grande responsabilidade que o distanciará de seus irmãos de baixo custo, os Daihatsu Ayla e Perodua Axia. Ele ganha uma versão exclusiva com a chancela da divisão esportiva GR; é em seu nível mais básico, mas dá direito a pequenas alterações mecânicas.

O hatch de 3,76 metros de comprimento (8 cm a mais que um Renault Kwid) chega ao mercado indonésio em quatro variantes diferentes, a partir de aproximadamente R$ 57.000 na conversão direta e, portanto, mais barato que qualquer carro zero-quilômetro no Brasil. A versão GR Sport (ou GR-S), topo de linha, começa em aproximados R$ 80.000.

Toyota Agya
Toyota Agya (Divulgação/Toyota)

O primeiro diferencial do modelo em sua versão Toyota, que o destaca por fazer parte da “marca-mãe”, é ser equipado sempre com a motorização mais potente dos “irmãos” de baixo custo. O 1.2 de três cilindros aspirado entrega 88 cv e 11,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas nas duas versões mais baratas e CVT nas duas mais caras, incluindo a esportivada.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para a versão GR Sport, não há alterações em motor e câmbio mas, como nos demais Toyota que recebem o logotipo da divisão esportiva da japonesa, vêm melhorias na suspensão. Segundo a marca, o conjunto tem ajuste mais esportivo, ou seja, mais rígido. Alterações mais profundas, vale lembrar, são feitas apenas nos modelos com designação “GR”, ao invés de “GR Sport”.

Toyota Agya
Toyota Agya (Divulgação/Toyota)

Ainda sobre a configuração topo de linha, as maiores diferenças para as demais versões e para os Daihatsu e Perodua estão na aparência e nos equipamentos. Por fora, o para-choque dianteiro tem grandes aberturas e acabamentos em preto brilhante, dispensando completamente detalhes cromados — com exceção do logotipo da Toyota. Os faróis são de LED.

Continua após a publicidade

O para-choque traseiro ganha uma porção central que simula um difusor de ar em preto brilhante, enquanto as lanternas são escurecidas e, logo acima, há um aerofólio. O teto é sempre pintado de preto. De lado, há saias laterais e rodas de liga leve com 15 polegadas e acabamento diamantado.

Toyota Agya
Toyota Agya em uma de suas configurações “comuns” (Divulgação/Toyota)

Por dentro, o Agya GR-S tem acabamento todo em preto com detalhes vermelhos, o logo da versão no volante (que é diferente), central multimídia com 8 polegadas, carregador de celulares por indução, aletas para trocas manuais de marcha e quadro de instrumentos que mistura elementos analógicos e digitais.

Vale dizer que as demais versões, mais baratas, também têm diferenciais estéticos em relação aos Ayla e Axia, como em para-choques e rodas. Na traseira, o modelo da Toyota dispensa um elemento que simula a extensão das lanternas na tampa do porta-malas presente nos “irmãos”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.