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Top ten: os carros de corrida mais estranhos

Para conseguir vencer uma temporada, os projetistas já bolaram cada carro...

Por Da Redação
8 set 2017, 19h24
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  • Santos Dumont das pistas

    BRABHAM
    (Divulgação/Divulgação)

    Na temporada da Fórmula 2 de 1968, a Brabham buscou várias soluções para aumentar a aderência do BT23C nas curvas. Como a adição deste aerofólio, que lembrava as asas do 14-Bis, logo ignorado por deixar o carro pesado demais.

    Teto próprio

    Lotus F1
    (Divulgação/Divulgação)

    A Lotus ficou famosa pelo pioneirismo nos testes de aerodinâmica na F-1, como este 49B de 1969, de duas asas, cada uma fixada numa suspensão. Um ano antes, já usara uma enorme asa elevada no eixo traseiro.

    Prêmio de bandeja

    March 711
    (Divulgação/Divulgação)

    O spoiler dianteiro do March 711 originou o apelido Bandeja de Chá, mas a esquisitice tinha explicação: dissipar o ar para cima, rompendo a barreira de ar. Foi o que ajudou Ronnie Peterson a ser vice da F-1 em 1971.

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    Chá das cinco

    Ligier JS5
    (Divulgação/Divulgação)

    O que está no alto deste Ligier JS5 não é um grande santantônio, e sim uma entrada de ar que resfriava o V12 3.0. Projetado em 1976, o estranho sistema de refrigeração acabou lhe rendendo a nome de Bule de Chá.

    Visão centrista

    Eifelland Type 21
    (Divulgação/Divulgação)

    O Eifelland Type 21 só competiu em 1972, pois a entrada de ar do motor e o retrovisor no centro não se mostraram práticos. Para piorar, com tanta lataria, ele superaquecia demais e precisou passar por mudanças.

    Alvo fácil

    Arrows A22
    (Arquivo/Divulgação)
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    Criado para a temporada de 2001, o Arrows A22 correu apenas nos treinos do GP de Mônaco. A bizarra asa dianteira ajudava o bico a grudar no chão, mas prejudicava a visibilidade e acabou sendo vetada pela FIA.

    Centopeia veloz

    Tyrrell
    (Divulgação/Divulgação)

    O Tyrrell P34 (1976-77) foi o único F-1 com seis rodas. A ideia de reduzir a área frontal com pneus menores e melhorar a aerodinâmica deu resultado, mas revelou ser complexo e de difícil manutenção.

    Fica frio!

    Ensign N179
    (Divulgação/Divulgação)

    O Ensign N179 só correu uma vez na F-1. Com três radiadores para resfriar o V8 Ford-Corworth de 3 litros, sua dianteira lembrava uma escada, e ele logo deu lugar a um modelo mais eficiente – e de design bem tradicional.

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    Pá de Cal

    Ferrari 312
    (Divulgação/Divulgação)

    A Ferrari 312 B3 foi criada no fim de 1972, mas nunca passou dos testes. Seu design estranho fez com que a imprensa italiana a apelidasse de Spazzaneve (Pá de Neve), o que por fim acabou derrubando o projetista.

    Falta de visão

    BMW F1.06
    (Divulgação/Divulgação)

    O BMW F1.06, de 2006, trazia duas hastes na dianteira e traseira, para melhorar o fluxo de ar. Usadas só no GP da França, foram banidas pela FIA, que alegava que poderiam atrapalhar a visão dos demais pilotos.

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