Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Top Ten: Kwid é SUV? Kombi é perua? Fusca é sedã? Carros de corpo mutante

Sedã sem terceiro volume, hatch em traje de SUV, cupê de quatro portas e outras bizarrices anunciadas pelas marcas para aumentar as vendas

Por Da Redação
Atualizado em 8 mar 2019, 10h56 - Publicado em 8 mar 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Podemos dizer que são versáteis a ponto de terem o tipo de carroceria confundido, ou que simplesmente sofrem de crise de identidade. QUATRO RODAS elenca dez carros que às vezes nem o fabricante sabe dizer direito a que categoria pertence.

    Perua assumida

    QR_686_CLASSICOS_KOMBI.indd
    Kombi foi o carro com maior tempo de produção no Brasil (Reprodução/Quatro Rodas)

    A VW Kombi foi o carro com maior tempo de produção no Brasil, com 56 anos (1957-2013). Ganhou vários apelidos, mas foi erroneamente chamada pelo mercado de perua, principalmente no transporte escolar. Na verdade não passava de uma van, além de ter feito uns bicos nas versões picape e furgão.

    Ovelha negra da família

    Ferrari Four
    FF não segue a linha cupê (Reprodução/Quatro Rodas)

    Ao contrário da anterior 612 Scaglietti, a FF (Ferrari Four) não seguia a linhagem cupê. Obra de Pininfarina, é definida pela marca como shotting brake (perua-cupê), porém está mais para hatch: tem quatro bancos e de carona trouxe a ousadia da tração 4×4.

    Volume morto

    VW Fusca 1952
    Fusca só que tinha duas portas e apenas dois volumes na carroceria (Reprodução/Quatro Rodas)

    Sedã é o termo usado para designar um automóvel com três volumes (capô, teto e porta-malas saliente), em geral com quatro portas. Aí um dia nasceu o VW Sedan (depois chamado Fusca).

    Continua após a publicidade

    Título da nobreza

    Renault Kwid
    Renault Kwid, também chamado pela marca de o ˜SUV dos compactos˜ (Reprodução/Quatro Rodas)

    A Renault queria elevar o nível do seu hatch Kwid não só na suspensão, mas também no nível de desafios. Por isso, ela chamou-o de “SUV dos compactos”. Coincidência ou não, alguns ficaram com a impressão de que ele seria um SUV compacto. O que ele não é.

    Fruto de uma aventura

    Parati Crossover
    Parati Crossover foi criada para batalhar com o Palio Adventure (Reprodução/Quatro Rodas)

    Para peitar a Palio Adventure, a Volkswagen criou a Parati Crossover. Apesar da suspensão alta, o sobrenome não fazia dela um crossover, que é a mistura de estilos ou configurações técnicas. Ela nada mais era do que a velha perua de sempre, 2,7 cm mais elevada.

    Vazio interior 

    Ford Corcel 82
    Corcel foi sucesso de inovação da Ford no catálogo de 1978 (Reprodução/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Não, não é Belina na foto que você vê acima, e sim Corcel II Van. Pelo menos é o que dizia o catálogo da Ford em 1978. A fábrica deve ter achado que ia enganar todo mundo ao tirar banco e vidros traseiros para dar lugar a um assoalho plano com ripas de madeira.

    Só levando na esportiva

    Focus
    Sem sucesso, A Ford usou o nome da famosa carroceria do Mustang para levantar as vendas (Reprodução/Quatro Rodas)

    Em 2015, dois anos após a estreia da terceira geração, o Focus Sedan ganhou a primeira reestilização e o pomposo título Fastback. A Ford usou o nome da famosa carroceria do Mustang para levantar (sem sucesso) as vendas. Só se esqueceram de colocar o V8.

    Tamanho não é documento

    VW Gol
    O gol ganhou capacidade para levar mais de 1.000 litros de carga (Reprodução/Quatro Rodas)

    Furgão é sempre longo, sem vidros laterais, e usado no transporte de grandes volumes, né? Não para a VW e a Fiat. Elas adotaram o nome nos hatches Gol e Uno que perderam
    o banco traseiro e ganharam capacidade para levar mais de 1.000 litros de carga.

    Continua após a publicidade

    Gênero indefinido

    Porsche Panamera
    Um sedã de quatro portas? Pois é! (Reprodução/Quatro Rodas)

    Um sedã de quatro portas? Sim! A Porsche se refere ao Panamera desse jeito. Até título de sedã mais rápido do mundo ele já ganhou. Mas há quem o defina como cupê de quatro portas, hatch de cinco portas ou até uma perua esportiva. Você escolhe o seu.

    Pequenos luxos 

    A3 Limousine
    Não é preciso ser muito grande para ter luxo. o A3 Limousine cumpre bem este papel (Reprodução/Quatro Rodas)

    Quem ouve falar de limusine já pensa em um modelo de luxo feito para viajar atrás, como um Rolls-Royce ou Mercedes ClasseS, certo? Imagine, então, a surpresa do comprador de um Audi A3 ou A4 Limousine, que nada mais são do que versões com entre-eixos maior.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.