Clique e assine por apenas 8,90/mês

Top ten: você nem imagina onde estes carros levam o DNA de suas marcas

Algumas fabricantes fazem questão de reafirmar sua identifidade visual em lugares dos mais inusitados dentro (e fora) do veículo

Por Redação - Atualizado em 20 ago 2019, 15h38 - Publicado em 15 ago 2019, 07h00

Chifrada certeira

Lamborghini Miura de portas abertas forma o chifre do Touro, símbolo da marca Acervo/Quatro Rodas

Quase todo mundo conhece a relação íntima entre a Lamborghini e o universo dos touros – o bicho adorna o logotipo da fabricante italiana e seus carros são batizados com o nome de animais que ficaram famosos em touradas. Mas o Miura foi mais longe: já notou como as portas abertas lembram os chifres de um touro?

Garra e determinação

Garras do leão da Peugeot estão nas lanternas do 208 Acervo/Quatro Rodas

Que o logotipo da Peugeot é um leão, muita gente sabe. Mas o que poucos sabem é que ela escondeu nas lanternas do hatch 208 lançado em 2012 uma discreta característica de estilo: suas luzes simulam as garras do animal, ideia que se manteve no 2008 e 408.

Ovo de Colombo

Ovalização não está apenas no emblema do Ford Taurus Acervo/Quatro Rodas

A terceira geração do Taurus (1996-99) foi uma das mais marcantes. Foi nela que a Ford teve a ideia de desenhar o sedã com as formas do emblema da marca, o Oval Azul. Janelas, faróis, vidros traseiros, tudo é meio ovalado – as lanternas são quase iguais.

Roda livre

Picape Ford F-1000 transformada em SUV pela SR Souza Ramos) Acervo/Quatro Rodas

Em tempos de proibição dos importados, a SR (Souza Ramos) Veículos Especiais fez fama nas décadas de 80 e 90 ao converter picapes para cabines duplas ou SUVs. Entre elas, havia a F-1000 Deserter, cuja alteração incluía a sigla SR perfurada nas rodas, inédito no segmento.

Amor à bandeira

Acervo/Quatro Rodas

Após 60 anos de produção do primeiro Mini, nada mais justo que uma homenagem à pátria amada. Foi o que a marca britânica fez na linha 2019 na lanterna de seus modelos. Acesas, elas fazem surgir a Union Jack,  a tradicional bandeira do Reino Unido.

Continua após a publicidade

Chave mestra

Chave de aparência viking pode ser estilizada de acordo com o gosto do cliente Acervo/Quatro Rodas

Lapidada na forma do logotipo da Koenigsegg, ela abre e fecha as portas por aproximação e, com um botão no verso, ativa o alarme. Dependendo da exigência do comprador, custa até US$ 250.000, pois pode utilizar platina e diamantes na sua confecção.

Aston Martin te dá asas 

Aston Martin não colocou seu emblema apenas nos filmes de ação da saga 007, o logotipo da marca também é formado pela união das lanternas do Vanquish Acervo/Quatro Rodas

Muitos designers gostam de reforçar a ligação com a tradição da marca ao criar partes específicas do carro. E os da Aston Martin não são diferentes, como podemos ver no Vanquish: unidas, as lanternas traseiras simulam o emblema da empresa.

Alma jipeira

Os novos modelos da Jeep carregam em seu interior o rosto de seu ‘avô’ Acervo/Quatro Rodas

Dentro dos Renegade e Compass, não faltam menções à Jeep: desenhos de jipinhos, mapas e a inscrição “Since 1941”, quando tudo começou. Entre os chamados easter eggs, há até a frente tradicional (faróis redondos e sete aletas da grade), junto ao espelho interno.

Os olhos dizem tudo

Logotipo curvado da Mclaren é destacado na linhagem dos faróis de seus modelos Acervo/Quatro Rodas

Se você acha que os McLaren atuais têm faróis muito parecidos entre si, saiba que existe uma razão para isso: as luzes dianteiras dos modelos 650 S, 675 LT e P1 têm o formato do Speedmark, o logotipo da marca inglesa, que foi criado em 1997.

Assinatura discreta

Z de Zorro e Z de Z4. A BMW deixou o nome do modelo nos vincos de sua carroceria Acervo/Quatro Rodas

No Salão de Paris de 2002, o roadster BMW Z4 impressionou pela esportividade das linhas, que escondiam também o nome do veículo: os vincos no para-lama dianteiro formam a letra Z e, mais atrás, o 4 é criado pela inclinação do para-brisa e pelo desenho da porta.

Continua após a publicidade
Publicidade