Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Top ten: você nem imagina onde estes carros levam o DNA de suas marcas

Algumas fabricantes fazem questão de reafirmar sua identifidade visual em lugares dos mais inusitados dentro (e fora) do veículo

Por Redação Atualizado em 20 ago 2019, 15h38 - Publicado em 15 ago 2019, 07h00

Chifrada certeira

Lamborghini Miura de portas abertas forma o chifre do Touro, símbolo da marca Acervo/Quatro Rodas

Quase todo mundo conhece a relação íntima entre a Lamborghini e o universo dos touros – o bicho adorna o logotipo da fabricante italiana e seus carros são batizados com o nome de animais que ficaram famosos em touradas. Mas o Miura foi mais longe: já notou como as portas abertas lembram os chifres de um touro?

Garra e determinação

Garras do leão da Peugeot estão nas lanternas do 208 Acervo/Quatro Rodas

Que o logotipo da Peugeot é um leão, muita gente sabe. Mas o que poucos sabem é que ela escondeu nas lanternas do hatch 208 lançado em 2012 uma discreta característica de estilo: suas luzes simulam as garras do animal, ideia que se manteve no 2008 e 408.

Ovo de Colombo

Ovalização não está apenas no emblema do Ford Taurus Acervo/Quatro Rodas

A terceira geração do Taurus (1996-99) foi uma das mais marcantes. Foi nela que a Ford teve a ideia de desenhar o sedã com as formas do emblema da marca, o Oval Azul. Janelas, faróis, vidros traseiros, tudo é meio ovalado – as lanternas são quase iguais.

Roda livre

Picape Ford F-1000 transformada em SUV pela SR Souza Ramos) Acervo/Quatro Rodas

Em tempos de proibição dos importados, a SR (Souza Ramos) Veículos Especiais fez fama nas décadas de 80 e 90 ao converter picapes para cabines duplas ou SUVs. Entre elas, havia a F-1000 Deserter, cuja alteração incluía a sigla SR perfurada nas rodas, inédito no segmento.

Amor à bandeira

Acervo/Quatro Rodas

Após 60 anos de produção do primeiro Mini, nada mais justo que uma homenagem à pátria amada. Foi o que a marca britânica fez na linha 2019 na lanterna de seus modelos. Acesas, elas fazem surgir a Union Jack,  a tradicional bandeira do Reino Unido.

Continua após a publicidade

Chave mestra

Chave de aparência viking pode ser estilizada de acordo com o gosto do cliente Acervo/Quatro Rodas

Lapidada na forma do logotipo da Koenigsegg, ela abre e fecha as portas por aproximação e, com um botão no verso, ativa o alarme. Dependendo da exigência do comprador, custa até US$ 250.000, pois pode utilizar platina e diamantes na sua confecção.

Aston Martin te dá asas 

Aston Martin não colocou seu emblema apenas nos filmes de ação da saga 007, o logotipo da marca também é formado pela união das lanternas do Vanquish Acervo/Quatro Rodas

Muitos designers gostam de reforçar a ligação com a tradição da marca ao criar partes específicas do carro. E os da Aston Martin não são diferentes, como podemos ver no Vanquish: unidas, as lanternas traseiras simulam o emblema da empresa.

Alma jipeira

Os novos modelos da Jeep carregam em seu interior o rosto de seu ‘avô’ Acervo/Quatro Rodas

Dentro dos Renegade e Compass, não faltam menções à Jeep: desenhos de jipinhos, mapas e a inscrição “Since 1941”, quando tudo começou. Entre os chamados easter eggs, há até a frente tradicional (faróis redondos e sete aletas da grade), junto ao espelho interno.

Os olhos dizem tudo

Logotipo curvado da Mclaren é destacado na linhagem dos faróis de seus modelos Acervo/Quatro Rodas

Se você acha que os McLaren atuais têm faróis muito parecidos entre si, saiba que existe uma razão para isso: as luzes dianteiras dos modelos 650 S, 675 LT e P1 têm o formato do Speedmark, o logotipo da marca inglesa, que foi criado em 1997.

Assinatura discreta

Z de Zorro e Z de Z4. A BMW deixou o nome do modelo nos vincos de sua carroceria Acervo/Quatro Rodas

No Salão de Paris de 2002, o roadster BMW Z4 impressionou pela esportividade das linhas, que escondiam também o nome do veículo: os vincos no para-lama dianteiro formam a letra Z e, mais atrás, o 4 é criado pela inclinação do para-brisa e pelo desenho da porta.

Continua após a publicidade
Publicidade