Top Ten: dez carros que não seguiram a tradição de suas marcas
Nem sempre as fábricas respeitam o que dizem seus próprios manuais
Adeus, tradição
![Ferrari FF, 4X4 com quatro lugares e motor V12.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Ferrari-FF-4X4-com-quatro-lugares-e-motor-V12.-e1594843494895.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Ferrari FF (Ferrari Four) é um superesportivo com carroceria hatch e quatro lugares, produzido entre 2011 e 2016 com motor 6.3 V12 (660 cv). Até aí tudo bem. Mas tração 4×4 foi demais! Os conservadores torceram o nariz. Mas lembrem-se: em 2022 virá um SUV!
O avesso do avesso trocadas
![968_1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/968_1-e1594670583885.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todo mundo sabe que a partida dos Porsche fica do lado esquerdo do volante, herança das provas de Le Mans. Mas não neste 928, além dos “populares” VW Porsche 914, 924, 944 e 968, que contrariam a regra.
Gafe britânica
![Aston_Martin_Cygnet-auto-sales-statistics-Europe](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Aston_Martin_Cygnet-auto-sales-statistics-Europe-e1594670711997.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sinônimo de luxo e esportividade, a Aston Martin derrapou ao lançar o subcompacto Cygnet 1.3, em 2011, pensando em reduzir a média das emissões de sua linha de modelos. Saiu de linha dois anos depois.
Racionalismo alemão
![bmw_700_ls-luxus_1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/bmw_700_ls-luxus_1-e1594670857539.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O duplo rim é marca registrada da BMW, só que o pequeno 700 (1959-1965) saiu sem grade dianteira porque seu motor fica na traseira. Ironicamente, o 700 vendeu muito bem e tirou a empresa de uma crise.
Estrela sem brilho
![Mercedes Classe A 160 testada pela revista Quatro Rodas.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Mercedes-Classe-A-160-testada-pela-revista-Quatro-Rodas.-e1599013284851.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mercedes é sinônimo de luxo. Mas, em 1997, a marca lançou um monovolume compacto: o Classe A. Não deu certo. Teve problemas de rejeição. Na terceira geração, de 2013, ficou só o nome: virou um hatch de luxo.
Barrado no baile
![Phaeton, sedã da Volkswagen, duratne teste na neve.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Phaeton-seda%CC%83-da-Volkswagen-duratne-teste-na-neve.-e1594671148301.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A tradução de Volkswagen é “carro do povo”. Em 2020, porém, a fábrica decidiu entrar no segmento de alto luxo, com o sedã Phaeton. Tinha plataforma de Bentley e motores V6, V8 e W12. Mas não convenceu o mercado.
Sem paralelo na história
![Porsche_911_996_1200x790](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Porsche_911_996_1200x790-e1594671232963.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com a mesma linha básica desde 1963, o Porsche 911 trouxe uma mudança em 1997 (996): trocou os faróis redondos por um de formas orgânicas. Na geração seguinte, 997, de 2004, os faróis redondos voltaram.
Mudado por conveniência
![387a0b93-subaru-brz-1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/387a0b93-subaru-brz-1-e1594671298519.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todo esportivo com mais de 1.500 cm³ da Subaru possui motor boxer à frente do eixo dianteiro, menos o BRZ, fruto do desenvolvimento conjunto com a Toyota (o GT86 é seu irmão gêmeo).
Contramão Inglesa!
![x400story_04](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/x400story_04-e1594671410900.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Jaguar sempre fez sedãs e esportivos de grande porte. Mas, sob gestão da Ford, a marca quebrou o protocolo ao lançar o “compacto” X-Type (2001) – usando a base do Mondeo –, que ainda teve uma versão SW.
Esportivo sem alma
![dino studio flatten.psd](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/dino-studio-flatten.psd-e1594671483328.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Lançada em 1968, a Ferrari Dino homenageava o filho de Enzo Ferrari, contudo lhe faltava a alma dos V12. Tinha um “modesto V6” e mais tarde um V8. Conclusão: não foi bem-aceito.