Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Top Ten: carros que não combinam em nada com as marcas que ostentam

Seguir a cartilha da casa? Nada disso! Heresias dentro da marca, eles eram da turma do contra

Por Redação
Atualizado em 20 set 2019, 09h07 - Publicado em 20 set 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Esportivo do povão

    Screen Shot 2019-06-25 at 7.22.10 PM.png
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Onde já se viu fazer um Porsche com um monte de peças de Volkswagen? Foi em 1969, quando a Porsche precisava substituir o 912 e a Volks, o Karmann-Ghia.

    Então veio o modelo híbrido 914, nas versões 1.7 (quatro-cilindros) e 2.0 (seis-cilindros). Porém, o excesso de itens VW não justificava os US$ 6.100 do 914/6, o que abreviou sua vida.

    Alistamento militar

    Lamborghini-LM-1986-1280-05.jpg
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Quando a Lamborghini só fazia esportivos ousados (assim como suas rivais), a marca lançou em 1986 o LM002, um jipão de rua quadradão com o V12 do Countach.

    A ideia era restringi-lo ao uso militar, o que não deu certo. Pouco mais de 300 foram feitos.

    Continua após a publicidade

    Macho alfa

    Screen Shot 2019-06-25 at 7.22.45 PM.png
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A essência dos Alfa Romeo é a esportividade e o prazer de dirigir. Então o que explica seu jipe 1900 M (ou Matta)?

    Feito para o Ministério da Defesa italiano (militar AR 51 e civil AR 52), tinha motor 1.9 com duplo comando e câmbio de quatro marchas com reduzida.

    Promoção exagerada

    700-adventure-cover-back-1920×865-4-2cfa.jpg
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Desde 1981, as picapes Dodge eram as RAM, gigantes no porte e no motor V8. Até que, em 2010, passou à FCA e virou marca.

    Continua após a publicidade

    Daí inventaram de vender no México em 2014 a Fiat Strada como RAM 700, a picapinha com motor 1.6 de 115 cv usando o novo emblema.

    Bastardo inglório

    1G2PG3792FP221393

    Em 1983 o pequeno Fiero espantou os fãs da Pontiac, habituados aos enormes carros e poderosos V8.

    O estranhamento devia-se ao nome espanhol, ao porte mirrado e aos motores centrais tímidos: havia o 2.5 de 92 cv e o V6 2.8 de 140 cv. Durou só cinco anos.

    Pequena decepção

    Aston_Martin-Cygnet-2012-1600-03.jpg
    (Acervo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A Aston Martin remete a luxo e esportividade, porém em 2011 fugiu à regra com o Cygnet, uma variação do Toyota iQ que ela vendeu só para ganhar pontos com os baixos índices de emissão.

    O preço alto (R$ 153.000) e o motor pífio (1.3 de 87 cv) sumiram em 2013.

    Em nome do filho

    Grandes Carros
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Primeira Ferrari a não ter motor V12, a Dino surgiu em 1968, batizada com o apelido do filho de Enzo, Alfredino.

    Até 1976, era vendida nas versões V6 ou V8, mas nunca foi considerada uma Ferrari legítima, por isso não tinha o emblema do cavalinho rampante.

    Continua após a publicidade

    Leão anabolizado

    Peugeot-907_Concept-2004-1600-07.jpg
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Revelado no Salão de Paris de 2004, o show-car Peugeot 907 em nada lembra os carros da marca.

    Homenagem aos 40 anos do fim do centro de design em La Garenne e abertura do novo em Vélizy, tinha um V12 6.0 de 500 cv: ia de 0 a 100 km/h em 3,7 s e atingia 360 km/h.

    Vergonha da família

    9508c9a5b5622434c9c0310a257c4364-1000.jpg
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Por anos, a Cadillac era célebre por carrões e motores de até 16 cilindros, o que mudou no início de 1980 com a crise do petróleo.

    Continua após a publicidade

    Veio então o compacto (e fracassado) Cimarron, apenas um Monza que usava o logotipo da divisão de luxo da GM e um V6, no máximo.

    Primo rico

    Volkswagen-Phaeton-2002-1600-07.jpg
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A Volkswagen sempre esteve ligada a populares como o Fusca. Para elevar sua imagem, ela lançou em 2002 o Phaeton, que brigava com os mais caros sedãs da Mercedes, Audi e BMW.

    Mas nem o luxo e o motor W12 adiantaram. Afinal, por que pagar uma fortuna por um mero VW?

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.