Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Test-drive da Quatro Rodas no Salão de SP terá Leaf, i8 e Porsche

Modelos elétricos e híbridos poderão ser testados pelo público do Salão do Automóvel de São Paulo – e será de graça

Por Redação
Atualizado em 27 set 2018, 19h56 - Publicado em 26 set 2018, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novo Nissan Leaf
    Segunda geração do Nissan Leaf será um dos destaques do Salão e poderá ser dirigido (Divulgação/Nissan)

    Quem for ao Salão do Automóvel de São Paulo, que vai de 8 a 18 de novembro, poderá testar alguns dos principais elétricos e híbridos plug-in do mundo.

    O maior test-drive do segmento já feito no Brasil será gratuito aos visitantes do evento e incluirá o Panamera E-Hybrid e o divertido BMW i3.

    O Nissan Leaf, elétrico mais vendido do planeta, também estará no evento que marca sua estreia no mercado brasileiro. Veja o que você encontrará lá.

    Nissan Leaf

    Novo Nissan Leaf
    Raio-x de onde ficam as baterias no novo Nissan Leaf (Divulgação/Nissan)

    A segunda geração do elétrico mais vendido do mundo ficou mais potente e tem o dobro de autonomia – 240 km. Seu motor de 149cv e 32,6 mkgf entrega um desempenho equivalente ao de um automóvel convencional com motor 2.0.

    O modelo passou a adotar um modo de frenagem regenerativa mais intenso, que permite dirigi-lo usando apenas o acelerador (saiba mais sobre esse recurso no Correio Ténico, pág. 106). Sua plataforma própria entrega bom espaço interno, com destaque para o amplo entre-eixos de 2,70 m e porta-malas de 435 litros.

    Continua após a publicidade

    BMW i3

    BMW i3
    BMW i3 é elétrico com motor a gasolina que aumenta a autonomia (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O modelo que marcou a estreia da fabricante no segmento de elétricos é repleto de ousadias. A começar pela carroceria, composta por uma estrutura de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono.

    O motor de 170 cv dá ao i3 um comportamento divertido, enquanto sua autonomia de 180 km pode ser ampliada por meio de um motor a combustão, que funciona como gerador.

    Porsche Panamera 4 e-hybrid

    Porsche Panamera 4 E-Hybrid
    Pinças verdes identificam a versão híbrida do Panamera (João Mantovani/Quatro Rodas)

    A possibilidade de recarregar as baterias em uma tomada dá aos híbridos plug-in a almejada independência dos postos de gasolina. No Panamera, dá para rodar até 50 km (e a velocidades de até 140 km/h) sem gastar uma gota de combustível.

    Continua após a publicidade

    Mas também é possível pisar fundo para usar os 462 cv e 71,4 mkgf dos dois motores combinados. Em nossos testes ele fez de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

    Chery EQ1

    Chery EQ1
    Chery EQ1 é pequenino e 100 elétrico (Divulgação/Chery)

    Leve, o único chinês do grupo pode rodar até 250 km com uma só carga. Os 41 cv não impressionam, mas seu torque de 12,3 mkgf supera a maioria dos compactos de entrada à venda no Brasil – e com a vantagem do pico instantâneo, típico dos veículos elétricos. Por ser urbano, ele não passa dos 100 km/h.

    Renault Zoe

    Renault Zoe
    Alguns Renault Zoe experimentais já rodam no Brasil e você poderá testar um deles (Divulgação/Renault)

    O hatch compacto feito sobre a plataforma do Clio europeu tem design incomum e autonomia de até 210 km. O motor elétrico compacto permitiu uma otimização do espaço interno, que também é favorecido pelos 2,59 m de entre-eixos. Seus 92 cv e 22,9 mkfg permitem um 0 a 100 km/h em 13,2 segundos.

    Continua após a publicidade

    Kia Soul EV

    Kia Soul EV
    Soul EV é quase igual ao com motor a gasolina vendido no Brasil (Divulgação/Kia)

    Ele será um dos elétricos com mais força do grupo: são 28,9 mkgf entregues de forma quase instantânea pelo motor de 109 cv. As baterias dão ao Soul EV uma autonomia de 160 km e podem recuperar 80% da carga em somente meia hora usando uma tomada de alta corrente. Segundo a Kia, o modelo pode arrancar até os 100 km/h em bons 10,8 segundos.

    Renault Twizy

    Renault Twizy
    Twizy tem portas que se abem para cima no melhor estilo Lamborghini de ser (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O inusitado modelo tem como proposta ser 100% urbano. Daí seu alcance de somente 100 km/h e o uso de inusitadas portas de plástico que se abrem para cima, como em um Lamborghini.

    Seu peso de 474 kg é tão baixo que mesmo o motor elétrico de 17 cv é capaz de deixá-lo divertido. E ainda dá para paquerar o carona, que fica logo atrás (e pertinho) do motorista.

    Continua após a publicidade

    Mitsubishi Outlander PHEV

    Mitsubishi Outlander 2018 visto 3/4 de frente
    Motor a gasolina do Outlander híbrido alterna entre os ciclos Otto e Atkinson (Divulgação/Mitsubishi)

    O primeiro híbrido plug-in do Brasil foi reestilizado e ficou mais eficiente. Seu motor 2.0 de 133 cv é capaz de ficar no ciclo Otto ou Atkinson, dependendo da exigência do momento.

    É possível dirigir por quase 50 km usando somente energia elétrica, enquanto o modo híbrido lhe dá um consumo de impressionantes 59,9 km/l pelo padrão europeu.

    BMW i8

    5755de9f0e2163457509534bqr-681-carro-i8-01-tif.jpeg
    i8 combina motor elétrico com um 1.5 turbo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Não bastassem o design arrebatador e os materiais sofisticados (plástico de alta resistência, carbono e alumínio), o híbrido plug-in tem dois motores: 1.5 turbo a gasolina com 234 cv e outro elétrico com 131 cv, que somam 365 cv e 58,1 mkgf.

    Continua após a publicidade

    No nosso teste, levou só 4,8 s no 0 a 100 km/h – com consumo de 24,2 km/l na cidade e 31,7 km/l na estrada. No modo elétrico, a autonomia é de 37 km.]

    Serviço

    O 30º Salão do Automóvel volta ao São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5) com uma área dedicada a test-drives 130% maior que em 2016.

    Os ingressos vão de R$ 21 a R$ 3.500, dependendo do dia e pacote escolhido.

    Para reservar seus ingressos, acesse: www.salaodoautomovel.com.br

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.