O projeto vencedor do prêmio Top Honor, da revista italiana Auto & Design, faz os carros do desenho animado Os Jetsons parecerem coisa do passado. Tudo bem: aqueles carros voavam e podiam assumir a forma de uma pasta 007, quando fora de uso.
Mas o projeto Autobiography, do estudante sul-coreano Hwijun Moon, incorpora realidades virtuais que nem os geniais William Hanna e Joseph Barbera conseguiram imaginar quando criaram a série, nos anos 1960, nos Estados Unidos.
O Autobiography é um carro elétrico e autônomo que usa recursos do chamado metaverso, ou seja, ambientes virtuais nos quais é possível viver experiências digitais 3D por meio de avatares. O objetivo é que as pessoas a bordo possam viajar não apenas no mundo físico mas também nos virtuais.
Proporcionar aos ocupantes dos veículos autônomos o que fazer durante os deslocamentos é uma preocupação antiga dos fabricantes de automóveis.
Por meio de telas dispostas na cabine como em um cinema 180 graus, os ocupantes do conceito, podem experimentar diferentes condições climáticas, participar de corridas ou até mesmo dirigir por outros lugares e épocas, como em uma viagem no tempo.
Essas telas, aliás, são o que difere o interior do Autobiography dos protótipos autônomos que algumas fábricas já apresentaram. O projeto do sul-coreano tem painel, bancos e volante para o caso de o motorista decidir assumir o controle.
Externamente, o modelo é bem mais diferente. Ele parece um robô de construção monolítica, com o espaço quase totalmente destinado à cabine e o restante ocupado pelos eixos e as rodas acondicionadas em carenagens quadradas.
O júri do prêmio Top Honor é composto por designers e especialistas de indústria. E o tema desta edição foi: “Metamobilidade, universo eletrificado”.
Esta é apenas uma das premiações de um festival internacional de design que tem como destaque o Auto Design Award, do qual QUATRO RODAS participa do júri, como única representante das Américas Central e do Sul.
O Auto Design Award premia o melhor design entre protótipos e modelos recém-lançados e a empresa que apresentou a melhor linguagem de design, no último ano.
Hwijun Moon está no terceiro ano do curso de Design Automotivo e de Transporte, na Coventry University, na Inglaterra. “Minha maior ambição é me tornar um designer-chefe ou modelador digital em uma empresa automobilística”, disse ao receber o prêmio. “Além disso, como designer, quero criar uma obra-prima e um dia elevar o status dos automóveis coreanos”, afirmou.