A Volkswagen volta a investir em produtos focados no segmento premium com o novo Arteon. Substituto do CC, que ainda não havia sido contemplado no portfólio da nova geração do Passat, o sedã com perfil de cupê (ou cupê de quatro portas, para o marketing da VW) definitivamente ganha nome e identidade próprios.
Baseado na plataforma modular MQB alongada, seu destaque visual é a dianteira, com uma ampla grade cujas linhas são continuadas pelos faróis de leds, terminando em curvas ascendentes. O capô invade um pouco da grade e se estende até as caixas de roda, dando uma sensação de amplitude.
O perfil limpo, com vincos marcantes mas sóbrios nas laterais, traz um teto com o típico caimento suave dos sedãs metidos a cupês. A traseira é arrematada por um spoiler, como no CC, com lanternas horizontais também de leds.
A Volks afirma que o objetivo do Arteon é ser um Gran Turismo, um nível de sofisticação acima do Passat, com dinâmica e visual mais esportivos, combinados com o conforto e espaço de um sedã tradicional. Segundo a marca, o espaço para as pernas e cabeças no banco traseiro aumentou em relação ao CC, assim como o porta-malas, que agora comporta no mínimo 565 litros.
Por dentro, o estilo é mais sóbrio, sem fugir do padrão Volkswagen. Há novidades interessantes, como o painel totalmente digital já existente nos Audi, central multimídia de 9,2 polegadas e head-up display. Os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos em todas as versões.
Além da configuração básica de equipamentos, já bem recheada, o Arteon será lançado com os pacotes Elegance (mais sofisticado) e R-Line (mais esportivo). Ambas oferecem acabamento de couro Alcantara, com detalhes em alumínio, aço inoxidável ou preto brilhante.
Já as opções de motorização são seis, todas de quatro cilindros. Com gasolina, o básico é o novo 1.5 TSI de 149 cavalos, seguido pelo 2.0 TSI com 190 cavalos e uma configuração mais potente do mesmo 2.0, com 280 cavalos.
A diesel, serão disponibilizados três configurações do 2.0 TDI, com 148, 190 e 239 cavalos. As opções de câmbio se distribuem entre manual de 6 marchas e DSG de 7 marchas, com a oferta da tração integral 4Motion nos TSI e TDI mais potentes.
Entre os auxílios oferecidos ao motorista estão sistemas que estreiam na linha VW, como o novo piloto automático adaptativo capaz de agir conforme os limites de velocidade e dados de trânsito das vias, e os faróis adaptativos conectados ao GPS para antecipar a iluminação de curvas – algo que também já existe nos Audi mais sofisticados.