Studio Renault leva os maiores youtubers do Brasil ao Salão
Em ação inédita, público pôde acompanhar a gravação de episódios e entrevistas e ainda realizar cursos para se tornar um youtuber de sucesso

Além de novidades como Captur, Koleos e Kwid, os três SUVs que serão lançados ao longo de 2017 – e a nova linha de motores SCe 1.0 três cilindros e 1.6 quatro cilindros, que usam tecnologia desenvolvida nas pistas da Fórmula 1 –, o estande da Renault no Salão do Automóvel apresentou o Studio Renault, uma atração igualmente inédita.
A iniciativa foi resultado de um trabalho desenvolvido pela montadora e pela agência Neogama, com a consultoria criativa e técnica da The ZOO, time do Google que aporta insights, conteúdo e tecnologia para posicionar marcas e agências na vanguarda do pensamento digital, além dos treinamentos realizados no YouTube Space São Paulo. A ação mostrou o comprometimento da montadora francesa com as novas tecnologias e a preocupação de inovar na maneira de se comunicar com o público, principalmente os mais jovens.
Como o nome sugere, tratou-se de um espaço dentro do estande da Renault no São Paulo Expo dedicado à criação de vídeos para a maior plataforma audiovisual da internet. Durante todos os dias do evento, os principais influenciadores brasileiros do mundo digital passaram pelo Studio. Houve a gravação de muitos conteúdos por lá, como este:
Esse vídeo, por exemplo, é do canal The Cookie Collector, que faz reviews de discos e as mais variadas listas sobre o mundo da música. O episódio contou com a participação de Dora Figueiredo, youtuber convidada, que em seu canal fala sobre sexualidade e relacionamento.
Foram diversos bate-papos bem animados. E todo o processo de gravação, desde a produção e os preparativos, pôde ser acompanhado pelos visitantes. Os lives realizados no Studio foram transmitidos ao vivo no canal da Renault no YouTube e também disponibilizados para serem assistidos posteriormente:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL1oHl55pHamycEDu3ohqOyZY4nz-VDi9o
Time de peso
A equipe de influenciadores digitais convidada era formada por nomes de peso – a começar por Marcelo Tas, apresentador de TV, roteirista e jornalista. Além dele, passaram por lá, entre vários outros, Camila Coutinho, blogueira do Garotas Estúpidas e considerada uma das mais influentes do mundo; Speto, um das principais referências da arte de rua e reconhecido internacionalmente, com obras espalhadas por mais de 15 países; e Julio Cocielo, youtuber do Canal Canalha, que já atingiu a impressionante marca de 10 milhões de seguidores.

E, como estávamos no Salão do Automóvel, além da gravação de programas e entrevistas, houve uma série de desafios envolvendo os automóveis da Renault expostos no estande. A pintura biton do Captur, por exemplo, foi a inspiração para o desafio proposto para Camila e Speto, que, a partir das combinações de cores do SUV, uma de suas features mais charmosas, precisaram criar looks e uma pintura. O ilusionista e hipnotizador Pyong Lee levou outros youtubers e pessoas que estavam no estande para uma verdadeira viagem a bordo do Sandero Stepway. Hipnotizadas, elas foram convencidas de que estavam vivendo situações incríveis dentro do carro. Já Léo Stronda, do canal Fábrica de Monstros, colocou o Duster à prova em uma série de desafios off-road para mostrar que o carro é monstro como ele.
Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de realizar alguns cursos voltados para quem quer se transformar em um youtuber de sucesso. Foram abordados temas como as regras básicas para começar na plataforma, técnicas de produção de vídeo e conselhos para a otimização de canais.