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Stinger: a surpresa da Kia tem tração traseira e motor V6 biturbo

Modelo é a resposta coreana aos alemães Audi A5, BMW Série 4 Grand Coupé e Mercedes-Benz CLS

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 jan 2017, 15h07 - Publicado em 9 jan 2017, 14h50
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  • Kia Stinger teve seu acerto dinâmico desenvolvido em Nürburgring
    Kia Stinger teve seu acerto dinâmico desenvolvido em Nürburgring ()

    Fazia anos que a Kia não escondia o desejo de ter um cupê de quatro portas para concorrer com os alemães Audi A5 e BMW Série 4 Gran Coupe. O resultado dos esforços da fabricante sul-coreana é o Kia Stinger, um belo gran turismo com motor V6 biturbo, tração traseira e que faz 0 a 100 km/h de 5,1 segundos.

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    Este tempo bastante interessante é da versão mais potente, com o V6 3.3 biturbo de 370 cv e 50,4 mkgf emprestado pelo Genesis G90. Ainda há um motor menor, o 2.0 turbo de 258 cv e 35,9 mkgf. O câmbio é sempre o automático de oito marchas já em uso no Quoris.

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    Motor V6 3.3 Biturbo gera 370 cv
    Motor V6 3.3 biturbo gera 370 cv e 50,4 mkgf (Divulgação)

    Os carros com tração traseira têm diferencial mecânico de deslizamento limitado. Há também opção de tração integral com sistema de vetorização do torque para os dois motores. A vantagem está em monitorar continuamente as condições da estrada e a pressão no acelerador, enquanto usa os freios para manter a rotação correta em cada roda.

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    Lanternas traseiras são interiças e avançam pela lateral
    Lanternas traseiras são interiças e avançam pela lateral ()

    A propósito, a versão V6 tem sistema de freios Brembo por trás das rodas aro 19″, que combinam com as quatro saídas de escape do modelo. Não foi à toa que todo o seu desenvolvimento foi feito no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. 

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    Tração pode ser apesar na traseira ou integral
    Tração pode ser apesar na traseira ou integral ()

    O design também joga a favor do Kia Stinger. As linhas são mais agressivas que as do conceito GT, de 2011, com grade mais estreita, grandes tomadas de ar no para-choque e no capô. O teto tem queda suave, acompanhada por um friso cromado. Na traseira, as lanternas inteiriças se escondem sob o spoiler e têm uma parte estreita que avançam a lateral. 

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    Estilo luxuoso é de cupê de quatro portas
    Estilo luxuoso é de cupê de quatro portas ()

    Posicionado acima do Cadenza, o Stinger tem dimensões generosas: são 4,83 m de comprimento, 1,87 m de largura e 2,91 m de entre-eixos. O espaço interno aparenta ser bom, com o painel voltado para o motorista, até mesmo a tela da central multimídia – que segue a moda e está no topo do painel.

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    Painel é curvado para o motorista
    Largura do console central indica que espaço interno é bem generoso (Divulgação)

    O quadro de instrumentos combina mostradores analógicos e digitais. Para aumentar a sensação de esportividade, há uma tela TFT colorida mostrando tempos de volta e força G em curvas. Entre os equipamentos, destaque para a suspensão ajustável eletronicamente com cinco modos de condução e para o sistema de som Harman Kardon com 15 alto-falantes e sub-woofer sob o banco do motorista.

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    As vendas do Kia Stinger terão início no final deste ano nos Estados Unidos, chegando à Europa logo em seguida.

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