Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Stellantis terá primeiro cockpit virtual do mundo para desenvolver carros

Cockpit virtual usa software da Blackberry para acelerar em até 100 vezes o desenvolvimento de sistemas de infoentretenimento

Por João Vitor Ferreira
9 jan 2024, 20h44

Conforme a tecnologia dos carros avança, a maneira com que eles são desenvolvidos também vai ficando mais elaborada e o maior benefício disso é o menor tempo que se leva para desenvolver um carro. Pensando nessa economia de tempo, a Stellantis anunciou durante o CES 2024, em Las Vegas, nos Estados Unidos, como vai desenvolver as cabines de seus modelos daqui para frente.

O conglomerado usará a primeira plataforma de cockpit virtual, que combina o software QNX Hypervisor da BlackBerry junto com o sistema de armazenamento em nuvem Amazon Web Services. Como o nome sugere, esse novo método replica, de maneira virtual, o painel de qualquer modelo que os desenvolvedores quiserem, acelerando o processo de desenvolvimento em até 100 vezes.

Em outras palavras, não será mais necessário que os desenvolvedores, de fato, criem um protótipo físico dos interiores, já que a plataforma pode simular o ambiente que quiserem. Segundo a Stellantis, a tecnologia é capaz replicar fielmente entradas gráficas, de áudio, touchscreen, mouse e teclado exatamente como um carro de verdade, com a vantagem de não precisar alterar o software principal.

Continua após a publicidade

Outro benefício é a possibilidade de fazerem alterações em tempo real, levando em consideração os feedbacks dos clientes, o que torna o processo de desenvolver e aprimorar sistemas de infoentretenimento muito mais rápido e prático. O ganho de tempo é tão grande, que de acordo com a Stellantis o trabalho que levaria um mês inteiro da maneira tradicional é feito em apenas um dia com o virtual cockpit.

Stellantis virtual cockpit
(Divulgação/Stellantis)

“Com o nosso cockpit virtual, estamos revolucionando não só a nossa abordagem, mas também a dos nossos fornecedores e parceiros na indústria. Essencialmente, somos capazes de nos aproximar das necessidades dos nossos clientes através desta tecnologia com ciclos de desenvolvimento, de feedback e entrega mais rápida da tecnologia que eles usam e adoram. É um salto em direção à inovação e eficiência que priorizam o cliente no mundo automotivo”, diz Yves Bonnefont, diretor de software da Stellantis.

Compartilhe essa matéria via:

A Blackberry vai apresentar durante o CES 2024, que ocorre entre os dias 9 e 12 de janeiro, uma demonstração de como o QNX Hypervisor funciona, mas que não será vinculado a nenhuma marca. A empresa também anunciou que vai disponibilizar a tecnologia para o uso geral, logo, outras montadoras também poderão acelerar seu processo de desenvolvimento utilizando o cockpit virtual. Mais detalhes serão anunciados ainda em 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.