Soluções práticas que todo carro poderia ter

Fundo falso no porta-malas, porta-objetos debaixo do banco e rebatimento de assentos que poupam espaço da cabine: veja invenções que facilitam nossa vida no dia-a-dia

Porta-copos do Honda Fit Bebida quente? No Fit nunca mais

Bebida quente? No Fit nunca mais  (Honda/Divulgação)

Algumas pessoas crêem que os carros estão parecidos demais – essa crítica não é rara em fóruns virtuais e em comentários no Facebook. E esse fenômeno tende a piorar, por conta de leis rígidas de segurança e até de emissão de poluentes. Por serem projetos globais, as fábricas acabam homogeneizando o visual para evitar rejeição em determinados mercados.

Porém, alguns modelos se destacam nos detalhes, trazendo soluções criativas para problemas corriqueiros que nos fazem questionar: “por que ninguém pensou nisso antes?”. Separamos alguns exemplos. Lembra de outros? Divida conosco.

LEIA TAMBÉM:

Sistema de rebatimento dos bancos da Zafira:

Sistema Flex7 da Chevrolet Zafira Flex7: o prático sistema da Zafira não foi aproveitado na Spin

Flex7: o prático sistema da Zafira não foi aproveitado na Spin  (/)

Lá se vão quatro anos desde a despedida da Zafira, mas muita gente tem saudades da minivan. E não é apenas pelo design moderno ou pelo nível de conforto: o modelo tinha um engenhoso sistema de rebatimento da terceira fileira de bancos. Batizado de Flex7, ele permitia que os bancos fossem completamente escondidos no assoalho do carro, formando uma superfície plana quando os lugares sobressalentes fossem dispensáveis. A solução poderia ter sido aproveitada na Spin, mas a Chevrolet resolveu instalar um sistema convencional (e mais barato) de rebatimento na sucessora da Zafira, roubando muito espaço do porta-malas.

Porta-objetos debaixo do banco do Ford EcoSport:

Porta-objetos debaixo do banco da Fiat Toro A Toro foi um dos modelos que copiaram a solução do EcoSport

A Toro foi um dos modelos que copiaram a solução do EcoSport  (/)

Esconder objetos valiosos dos gatunos é uma das maiores preocupações ao estacionar seu carro em locais públicos ou de grande circulação. O Ford EcoSport resolveu esse problema a partir de 2003, trazendo um porta-objetos embaixo do banco do passageiro. Bastava puxar a base do assento para frente e depois para cima para ter acesso a um nicho suficiente para acomodar até uma bolsa. Os lançamentos mais recentes do grupo FCA (leia-se Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass) também trazem a prática solução.

Lanterna embutida no porta-malas de Peugeot 3008 e Dodge Journey:

Lanterna no porta-malas da C4 Picasso Uma mão na roda para quem nunca leva uma lanterna no carro

Uma mão na roda para quem nunca leva uma lanterna no carro  (arquivo/Quatro Rodas)

Faça um teste: pergunte a seus amigos quantos deles carregam uma lanterna portátil dentro do porta-luvas. Como a maioria deles deve dar uma resposta negativa, algumas montadoras instalaram uma lanterna na lateral do porta-malas de modelos como Peugeot 3008 e Dodge Journey/ Fiat Freemont. Além de servir como luz de cortesia ao abrir a tampa traseira, basta pressioná-la para desencaixar o item do suporte e utilizá-lo para trocar um pneu furado ou simplesmente descarregar o porta-malas, mesmo em ambientes com pouca iluminação.

Porta-copos “refrigerado” do Honda Fit:

Honda Fit - porta-copos Além de gelar bebidas, o porta-copos do Honda Fit também serve como porta-celular

Além de gelar bebidas, o porta-copos do Honda Fit também serve como porta-celular  (Honda/Divulgação)

Preservar a temperatura de uma bebida gelada era praticamente impossível em um dia de calor. Diante desse problema, os engenheiros da Honda tiveram uma brilhante ideia durante o desenvolvimento da segunda geração do Fit: por que não colocar um porta-copos em frente à saída de ar-condicionado? Além de não atrapalhar o fluxo de ar direcionado à cabine, o nicho gela a bebida enquanto o sistema de climatização estiver ativado. Se o passageiro perdeu a mordomia na terceira geração do Fit, pelo menos o motorista agora pode acomodar latas e garrafas de tamanhos variados, já que é possível regular o diâmetro do porta-copos. Está sem sede? Não tem problema: o nicho também serve para guardar o celular.

Comandos-satélite atrás do volante de modelos Renault:

Comando de Sons do Renault Sandero Tudo ? mão: comandos de áudio e telefone do Sandero ficam em posição prática

Tudo ? mão: comandos de áudio e telefone do Sandero ficam em posição prática  (/)

Agrupar todos os comandos de som em um mesmo lugar pode não ser a solução mais prática, mas é uma das mais baratas. A Renault usou a cabeça com o comando satélite atrás do volante dos modelos mais populares de sua linha, como Logan, Sandero e Duster. Além dos botões de volume, há comandos para mudança de estação de rádio, telefone e seleção da fonte de áudio.

Porta-copos do VW Polo:

Porta-copos do VW Polo Copos de vários tamanhos ficavam presos no porta-copos do Polo

Copos de vários tamanhos ficavam presos no porta-copos do Polo  (/)

Alguns carros novos saem de fábrica com nichos para latas e até garrafas, mas nenhum deles tem uma solução tão eficiente como a do finado VW Polo. O hatch vendido de 2002 a 2015 tinha um porta-copos escondido no console central, que se abria instantaneamente assim que uma tampa era pressionada. Além de discreto, o porta-copos era prático, pois podia ser regulado para acomodar copos de diferentes tamanhos. 

Carrinho dobrável no porta-malas da C4 Picasso:

Carrinho de mão da Citroën C4 Picasso Prático, o carrinho dobrável nem rouba espaço do porta-malas

Prático, o carrinho dobrável nem rouba espaço do porta-malas  (/)

Descarregar as compras do supermercado é uma tarefa bem menos árdua para os donos da Citroën C4 Picasso. Isso porque a minivan sai de fábrica com um prático carrinho de mão dobrado junto a uma das laterais do porta-malas. Na hora de tirar as sacolas, bastava abri-lo, levar as sacolas até sua casa e coloca-lo de volta no compartimento após o uso. Porta-copos do VW PoloAlguns carros novos saem de fábrica com nichos para latas e até garrafas, mas nenhum deles tem uma solução tão eficiente como a do finado VW Polo. O hatch vendido de 2002 a 2015 tinha um porta-copos escondido no console central, que se abria instantaneamente assim que uma tampa era pressionada. Além de discreto, o porta-copos era prático, pois podia ser regulado para acomodar copos de diferentes tamanhos. 

Fundo falso no porta-malas do VW Up!:

Porta-malas com fundo falso do VW Up Te enganei: fundo falso no porta-malas é adotado até em modelos populares, como o VW Up!

Te enganei: fundo falso no porta-malas é adotado até em modelos populares, como o VW Up!  (/)

Armazenar objetos menores no porta-malas é um tormento na maioria dos carros. No entanto, alguns modelos trazem um fundo falso bastante útil para esconder objetos pequenos ou valiosos. O Volkswagen Up! foi o pioneiro entre os populares com o sistema s.a.v.e, uma bandeja com trilhos que permite ajustar sua posição, criando um fundo falso ou recolhendo-a completamente para abrir mais espaço. 

Sistema de rebatimento do banco traseiro do Honda Fit:

Sistema de bancos do Honda Fit Quebra-cabeça: bancos do Fit podem ser acomodados em várias posições

Quebra-cabeça: bancos do Fit podem ser acomodados em várias posições  (Honda/Divulgação)

Chamado pela marca de ULTRa Seat, o sistema de rebatimento de bancos do Honda Fit prima pela versatilidade. Fácil de operar, ele permite rebater a fileira de trás (abrindo espaço para acomodar objetos na diagonal, como uma bicicleta), reclinar o banco do passageiro (possibilitando o transporte de objetos longos, como uma prancha de surfe), levantar a base do banco (para levar objetos altos, como um vaso de plantas), ou reclinar os dois bancos dianteiros (criando uma superfície quase plana para descanso). 

Cargo box nas laterais da caçamba da RAM:

Cargo Box RAM 2500

Não é só o tamanho da RAM 2500 que assusta. Sua gigantesca caçamba mede 1,90 metro de comprimento por 1,3 metro de largura. Para evitar que objetos menores fiquem indo de um lado para o outro, a marca botou a criatividade para funcionar e criou os RAM Box. São duas caixas com 132 litros cada, presas às laterais da caçamba. Dentro delas é possível levar objetos de vários tamanhos, como ferramentas e até pequenas compras de supermercado.

Comentários
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  1. flavio gabriel

    Que legal, o ecosport teve seu interior reestilizado igualzinho da TORO.. kkkk

  2. Essa dos bancos do Fit é boa pra viajante/mochileiro motorizado. No Tracker antigo (Grand Vitara II), reclinando os bancos dianteiros – e o apoio dos traseiros – tem-se quase uma cama (pra um cochilo ou uma noite).