Quem gosta de música e de propaganda de automóvel vai se deliciar com o conteúdo do site Radiorama, que reúne centenas de trilhas usadas nos anúncios das fábricas. Há músicas de fabricantes e também de empresas e auto-peças e petrolíferas que foram ao ar em comerciais em diferentes datas e países. O acervo passa por todos os gêneros musicais: pop, rock, jazz, música clássica e funk.
Na maioria das vezes, as músicas são acompanhadas dos vídeos dos artistas e não dos comerciais. Mas, é um exercício mental interessante ficar imaginando se aquele estilo de música combina com a marca ou com modelo anunciado. Até porque é muito fácil se surpreender. Na Mercedes-Benz, por exemplo, há músicas do compositor clássico Edvard Grieg, mas também, Rolling Stones e MC Federado e os Leleks. (Lembra os anúncio do Classe A? Ah Lelek, lek, lek.)
Algumas marcas valorizam um repertório identificado com sua origem. Esse é o caso da Peugeot, que escolheu artistas franceses em pelo menos dois registros: Carla Bruni, no lançamento do 307 Sedan, e Lore Michel Polnareff, na apresentação do hatch 206. O mais comum, porém, é se encontrar uma compilação variada. A Honda, por exemplo, é uma das mais ecléticas ao reunir de Frank Sinatra a Linkin Park e de Mozart a Miriam Makeba.
A quantidade de hits varia. A Porsche têm apenas um (AudioMachine – Guardians at the gate). Mas a Fiat tem um arquivo com 26 títulos, entre eles a música Um Belo Dia, de Yaniel Matos Perez, que lançou a minivan Idea, em 2006, e a instrumental Market Diktat Song, do francês Jean-Philippe Goude, usado na propaganda da picape Toro. Entre as petroleiras, a Shell toca de Maria Callas (Ebben? … Ne andrò lontana, para Shell V-Power) a Billy Idol (Dancing with Myself, para um comercial da marca). E, entre as fabricantes de pneus, a Michelin vai com o brasileiro tipo exportação Sergio Mendes (Neves Gonna Let You Go, em uma propaganda institucional).
Clique aqui para acessar o Radiorama.