Shelby lança Mustang elétrico de 486 cv com ronco de carro a combustão
Baseado no Mustang Mach-E GT, primeiro Shelby elétrico marca centenário do fundador da preparadora esportiva e segue mesmo caminho de Dodge e Abarth
![Shelby Mustang Mach-E não é mais potente, mas é mais leve e mais baixo que versão-base](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Shelby-Mustang-MachE-GT-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Se a Shelby é conhecida por criar versões envenenadas do Mustang e a Ford tem uma versão elétrica do carro, não assusta a chegada do novo Shelby Mustang Mach-E GT. O esportivo elétrico de grife estreia na Europa para comemorar o centenário do fundador Caroll Shelby, que, antes de morrer, já havia previsto o futuro eletrificado de sua preparadora.
O Shelby Mach-E GT é baseado na versão homônima da Ford. Há um motor elétrico em cada eixo, proporcionando tração integral e entregando os mesmos 487 cv e 82,9 kgfm da versão convencional. Mas não quer dizer que a performance é a mesma: o Shelby elétrico entrou numa “dieta” e pesa menos do que as 2,2 toneladas originais do carro.
![Shelby Mustang MachE GT (2) Interior do carro não foi divulgado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Shelby-Mustang-MachE-GT-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Méritos da fibra de carbono — usada no capô, retrovisores, portas e difusores de ar — e das rodas extraleves. Com essa economia de peso, espera-se tempo no teste de 0 a 100 km/h ainda menores que os cerca de 3,7 s gastos pela versão de fábrica.
![Shelby Mustang MachE GT (1) Modificação é feita sobre o Mach-E GT de série](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Shelby-Mustang-MachE-GT-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Shelby não divulgou quanto peso foi economizado, mas também anunciou que sua versão tem vão livre cerca de 2,5 cm mais baixo, favorecendo a dinâmica veicular com centro de gravidade mais baixo. “Reduzidos a massa suspensa para aumentar a estabilidade e melhoramos a aerodinâmica”, completou o vice-presidente Vince LaViolette.
![Shelby Mustang MachE GT (7) Rodas e suspensão foram modificados](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Shelby-Mustang-MachE-GT-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ronco de verdade
LaViolette explicou que, em suas pesquisas de mercado, constatou que os fãs da Shelby estão abertos aos carros elétricos, mas nada parece capaz de compensar a falta de um motor que ronca alto. A marca, então, seguiu caminho parecido aos da Dodge e Abarth, criando um barulho artifical para o Mach-E.
O sistema é fornecido pela Borla, que inclusive o vende pela internet. Nele, há uma caixa de som que é alimentada em tempo real pelo computador do carro e, com base na potência, torque e rotação, cria um barulho correspondente. Afinal de contas, “audição, visão e tato são os três sentidos que usamos na pilotagem esportiva”, explica David Borla, vice-presidente da empresa de mesmo nome.
![Shelby Mustang MachE GT (3) Não há um V8 sob o capô, mas se guiar pelo som pode enganar desatentos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Shelby-Mustang-MachE-GT-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Curiosamente, o Shelby Mach-E GT será limitado à Europa, com apenas 100 unidades inicialmente disponíveis. Para tanto, é necessário adquirir o carro elétrico antes e aí pagar mais 24.900 euros pela conversão.