Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Seu seguro cobre enchentes ou queda de árvore?

A resposta é simples: tudo depende do contrato que você assinou

Por Gustavo henrique Ruffo
Atualizado em 25 dez 2018, 09h00 - Publicado em 25 dez 2018, 09h00
Cada seguradora estabelece as condições para as quais sua apólice está prevista  (Denis Freitas/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
nao_cobre.psd
Cada seguradora estabelece as condições para as quais sua apólice está prevista (Denis Freitas/Quatro Rodas)

Muita gente que faz seguro acha que pode dirigir de qualquer jeito, pois seu carro está protegido. Não é bem assim: tudo vai depender do contrato que você assinou.

É importante saber que cada seguradora estabelece as condições para as quais sua apólice está prevista. As coberturas normalmente são do tipo “compreensiva”, que prevê indenização para roubo, furto, incêndio e colisão. Nesse caso, consertos que ultrapassem 75% do preço total do veículo fazem com que o segurado tenha direito à indenização integral.

Se sua preocupação é com casos como enchentes, granizo, árvores ou galhos que caem sobre o carro, saiba que normalmente eles são abrangidos pelas coberturas compreensivas das seguradoras – mas é sempre bom checar o contrato antes de assinar.

“O problema é gente que contrata coberturas só para roubo e furto e acha que está coberto contra as demais situações”, explica Rita Keltke, da corretora RK Security.

Continua após a publicidade

Além da cobertura compreensiva, o cliente também pode optar por coberturas adicionais. Um bom exemplo disso é o carro reserva, que garante a mobilidade de quem o contrata, mas também há cobertura de vidros, para casos de pane, explosão ou raios e até a Carta Verde (para viagens a países vizinhos do Mercosual).

Fraudes

No entanto, há danos que não costumam estar previstos na apólice, como furacões, terremotos e revoltas populares. Mas talvez a não cobertura mais importante seja o hábito de mentir sobre o local de pernoite do veículo.

No caso da SulAmérica, por exemplo, as apólices da companhia não cobrem situações em que é constatada a má-fé do segurado, como o fornecimento de informações inverídicas sobre o sinistro, danos decorrentes de competições (corridas, track days, rachas), acidentes ocasionados pelo uso de álcool ou drogas ou pela inobservância das regras de trânsito.

Rita Keltke ressalta outro caso que tem se tornado muito comum e para o qual muita gente não se atenta: carteiras cassadas por excesso de pontos. “Até existem seguradoras que fazem vista grossa, mas elas podem negar a indenização para quem dirige com carteira suspensa. E minha obrigação como corretora é alertar para o risco de o cliente ficar sem cobertura.”

Continua após a publicidade

Nesses casos, o cliente não corre só o risco de ficar sem a indenização. Ele pode até ser processado criminalmente por fraude, como nos casos em que o dono do carro faz comunicação falsa de acidente (forjado para dar direito à indenização), mente sobre quem é o condutor principal, informa endereço falso de trabalho ou de residência ou recorre a qualquer artimanha para pagar menos pelo seguro.

Por isso que os corretores recomendam que qualquer mudança, seja de endereço, seja de uso do carro (como não ter mais garagem no trabalho), chegue imediatamente ao conhecimento da seguradora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.