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Segredo: com A3 Sedan e Q3 importados, Audi encerrará produção no Brasil

A História se repete, 15 anos depois: com a chegada das novas gerações importadas da Europa, Audi abandona produção local de sedã e SUV

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 13 set 2019, 01h04 - Publicado em 20 ago 2019, 18h00
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  • Geração atual do A3 Sedan será substituída até o final do ano, na Europa (Divulgação/Audi)

    Como diz o dito popular que antecipa notícias ruins, o gato pode ter subido no telhado para a fabricação das novas gerações de Audi Q3 e A3 Sedan no Brasil.

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    Segundo uma fonte de QUATRO RODAS, esses dois modelos continuarão a ser comercializados no país, mas somente importados.

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    O encerramento da produção local em São José dos Pinhais (PR) ocorre em razão dos elevados investimentos necessários para a produção local das novas gerações desses modelos.

    Nova grade dianteira é o ponto de identificação da família Q (Divulgação/Audi)

    Lançado no Brasil, em 2016, o Q3 já teve sua produção encerrada no início deste ano, sendo que sua nova geração chegou em julho de 2018 na Europa. Ela deve desembarcar por aqui, importada, no início de 2020.

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    O novo SUV ficou ligeiramente maior que o antecessor e ganhou novos equipamentos como faróis de led matriciais e painel digital. QUATRO RODAS já o experimentou: veja aqui como ele anda.

    Novo Q3 tem linha de cintura mais baixa e coluna traseira mais inclinada (Divulgação/Audi)

    O design incorpora a nova identidade visual da família Q (inaugurada pelo Q8, no Brasil), com grade frontal octogonal e frisos que delineiam os para-lamas e a linha de cintura que passa na altura das maçanetas.

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    A coluna traseira está mais inclinada deixando o SUV com o perfil mas próximo ao de um SUV cupê.

    Único modelo da Audi a ainda ser produzido no Brasil, o A3 Sedan ficará mais um tempo em linha porque a apresentação de sua nova geração está prevista para setembro na Alemanha, no Salão de Frankfurt.

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    Lançado na Europa em 2012, o sedã começou a ser produzido no Brasil em 2015.

    SUV incorpora novos equipamentos como o digital cockpit e central com tela touch (Divulgação/Audi)

    Segundo outra fonte, porém, a decisão de encerrar a linha do sedã já está tomada.

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    De acordo com esse informante, a empresa aguardou a edição comemorativa de 25 anos de produção no Brasil, apresentada ontem, para produzir as últimas levas do A3 Sedan nacional como linha 2020.

    Mas sua vida não será longa: quando a nova geração chegar, também importada, no segundo semestre de 2020, o atual A3 Sedan sairá de cena e, com isso, encerrará o segundo ciclo da Audi como fabricante instalada no Brasil (e não mera importadora).

    Perguntada sobre a fabricação dos novos carros no país, a Audi diz que está estudando o assunto, mas que ainda não tem uma decisão acertada.

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    No último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, o CEO da empresa, Johannes Roscheck, deu uma entrevista em que pediu maior previsibilidade por parte do governo para a tomada de decisão.

    Na época, o Inovar-Auto havia acabado, mas o Rota 2030, programa que definiu as regras para o setor nos próximos 15 anos, ainda não estava aprovado.

    Se o fim da produção local se confirmar, esta não será a primeira vez que a Audi interrompe a fabricação no Brasil por conta de custos.

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    Em 2004, a empresa encerrou a produção do A3 hatch, que também era fabricado em São José dos Pinhais, desde 1999, alegando justamente os elevados custos da operação.

    Audi A3 Turbo
    O A3 hatch foi produzido em São José dos Pinhais entre 1999 e 2004. (arquivo/Quatro Rodas)

    Tal qual está para acontecer com A3 Sedan e Q3 atuais, na época a decisão acompanhou exatamente a chegada da segunda geração do hatch ao Brasil – que já existia na Europa.

    A linha de montagem da Audi está localizada no complexo industrial de São José dos Pinhais (PR), de onde também saem os Volkswagen T-Cross e Fox – embora não haja anúncio oficial, o VW Golf também deixou de ser feito no local este ano.

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    A unidade de São José dos Pinhas (PR) produz modelos da Audi e da VW (Divulgação/Volkswagen)

    Inaugurada em 1999, a planta é uma das mais modernas do grupo, segundo a VW, com 305.000 m² de área construída e 1,3 milhão de m² de área total.

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