Saiba mais sobre o Lamborghini Cabrera
Novo superesportivo substitui o atual Gallardo com estilo, motor de 600 cv e 100 kg menos
Vem aí o sucessor do Lamborghini Gallardo. A fábrica não confirma, mas o novo modelo, flagrado em testes em Nürburgring, na Alemanha, deve se chamar Cabrera, nome de mais um famoso touro das arenas da Espanha, como é costume na marca. Pelo que se vê na foto abaixo, o Cabrera está em fase final de desenvolvimento. Repare que a carroceria está pronta. Apesar da camuflagem pesada, não existem partes adaptadas de outros carros, como ocorre com os protótipos nas fases iniciais de projeto. O futuro irmão do Aventador terá aparência mais familiarizada com o atual estilo da marca, com linhas herdadas do Reventón, superesportivo de 2007 que foi inspirado no caça americano invisível Stealth. A projeção acima mostra seus traços predominantemente retos.
Sob o capô, o motor é o mesmo V10 5.2 que equipa o Gallardo hoje, mas com potência ampliada dos atuais 570 cv (na versão LP-570-4) para 600 cv, segundo a agência Autoscoop (o Aventador tem um motor V12 de 700 cv). O câmbio atual de seis marchas, automatizado com dupla embreagem, também deve ser mantido, assim como o sistema de tração integral. Com esse conjunto, espera-se que o modelo seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e de atingir 320 km/h de velocidade.
Enquanto o Aventador tem chassi e carroceria de fibra de carbono, o Cabrera será de alumínio. Mas, em comparação ao Gallardo, que também tem carroceria de alumínio, o Cabrera será cerca de 100 kg mais leve. O Cabrera vai compartilhar a plataforma com a próxima geração (a segunda) do Audi R8.
O lançamento é esperado para o segundo semestre de 2014, como linha 2015. Mas a apresentação pode acontecer no próximo Salão de Genebra, em março de 2014. A primeira configuração a chegar será a cupê. Os fãs dos conversíveis deverão esperar mais um ano até ver a versão Spyder.
Substituir o Gallardo é tarefa de responsabilidade. Lançado em 2003, esse é nada menos que o Lamborghini mais vendido da história, com quase 20 000 unidades comercializadas em dez anos.