Os Rolls-Royce são exclusivíssimos, mas de vez em quando a fabricante britânica cria séries limitadas, destinadas apenas a clientes selecionados pela própria marca. Esse é o caso do novo Rolls-Royce Black Badge Ghost Ekleipsis Private Collection, que terá apenas 25 unidades produzidas.
Baseada no Ghost Black Badge, o novo modelo tem uma inspiração inusitada: o eclipse solar, como o que será visto neste sábado aqui no Brasil (e em todo o hemisfério ocidental), data especialmente escolhida para o lançamento deste carro. Segundo a marca, o “drama, espetáculo e mistério de um eclipse solar” é o que este carro tenta transmitir.
Apesar do carro ter como ponto de partida o modelo Black Badge, a Rolls-Royce adiciona diversos elementos para diferenciá-lo. Suai pintura é criada sob medida e o teto da cabine, que nos Rolls-Royce tem pontos de luz imitando estrelas (o chamado Starlight Headliner), nesta série replica um eclipse solar com direito a animação, chamada.
A Starlight Headliner utiliza mais de 940 “estrelas” (que são pontos de fibra óptica) para criar o sol e o eclipse. Ainda tem mais de 192 estrelas iluminadoras que são visíveis durante o dia, o que só acontece durante um eclipse solar total. A animação completa dura cerca de 7 minutos e 31 segundos, copiando o maior tempo de duração possível para um eclipse solar .
Ainda no interior, a montadora britânica ainda trouxe mais detalhes para o carro para se assemelhar ao evento solar. Os assentos, feitos de couro mandarim, com diversas perfurações para parecerem uma obra de arte. No painel, há uma tela com 1.846 “estrelas” gravadas a laser em uma “linha do tempo simbólica de um eclipse total”. Segundo a marca, para criar esse efeito mais de 100 horas de trabalho foram necessárias.
Além do interior repleto de inspirações, o lado de fora não poderia ser diferente. A Rolls-Royce diz tentar capturar a luz de um eclipse solar usando o Cobre Lírico como a cor primária. O acabamento é totalmente feito sob medida, que incorpora pigmento de cobre em pó, que é escurecido até que, sob a luz do Sol, proporcione uma “iridescência rica e dramática”, como a própria marca diz.
A mesma tonalidade Mandarim também é usada para a carroceria, pintado à mão, que, diferentemente de outros carros da marca, possui algumas curvas em seu design.Até o momento, os valores não foram divulgados pela Rolls-Royce.
Já o eclipse solar deste sábado (14), poderá ser visto por qualquer pessoa no Brasil sem custo. Mas será um eclipse solar anular total para quem observar nos estados do Amazonas, Pará e em todo o nordeste. O fenômeno começa a ser visto nas capitais a partir das 15h.
–