Quando se tem muito dinheiro, fica fácil sair da ‘lembrancinha’ na hora de se presentear alguém. Mas no caso dessa família árabe, o presente de 90 anos do patriarca se tornou uma verdadeira obra de arte pelas mãos da Rolls-Royce.
Um fiel cliente da marca escolheu um Cullinan para dar de presente ao seu ‘paizão’. Mas esse não seria um carro comum: ele é o primeiro projeto sob medida do escritório privado de Dubai, recentemente inaugurado pela marca inglesa. Ou seja, não só o filho, como também a própria montadora quiseram tornar esse um exemplar muito único e especial.
Para começar, o Diretor Regional, César Habib, e a Designer Líder da Bespoke, Michelle Lusby, foram apresentados ao aniversariante para descobrir seus interesses, gostos e história de vida. Com isso, descobriram que ele era um amante de pérolas, sendo essa a temática perfeita para o seu presente.
Foi aí que surgiu o The Pearl Cullinan. O projeto exclusivo foi encomendado no início de 2022 e só ficou pronto agora, mas não é por menos. Para começar, a cor escolhida foi inspirada na pérola mais valiosa da coleção do pai e é exclusiva para esse veículo. O pigmento passou por nada menos que 30 testes feitos com luz artificial para garantir que ele manteria a cor certa e não seria danificado pela radiação UV e o sol forte do Oriente Médio.
O resultado é esse tom de rosa encontrado somente nas pérolas mais raras. A tinta ainda mistura efeitos metálicos e perolados para proporcionar profundidade e brilho à pintura.
Ainda na parte externa, o Espírito do Êxtase foi banhado com ouro rosa. Ele combina com a linha única pintada a mão em ouro rosé, a mesma cor escolhida para as soleiras das portas que surgem sempre que elas são abertas.
Por dentro, o espetáculo de arte continua, claro, mantendo a inspiração em pérolas. Os bancos dianteiros são em couro na cor cinza Cashmere, enquanto os traseiros — também em couro — são da cor vermelho Ardent. Essa tonalidade de vermelho foi especialmente escolhida pois remete ao material em que as pérolas são apresentadas aos seus clientes, realçando sua cor natural. Os encostos de ambos os bancos recebem um bordado feito a mão, que é inspirado no padrão das conchas de ostras que produzem as pérolas.
Já a parte do acabamento feito em madeira de nogueira, encontrado nos painéis e portas, também foi escolhido para se parecer com as caixas onde as pérolas são tradicionalmente entregues aos clientes no momento da compra.
Para completar, os artesãos da Rolls-Royce nunca usaram tanta madrepérola em um carro da marca antes. Só nas mesas de piquenique, como são chamadas as bandejas disponíveis para os passageiros do banco traseiro, foram 1.351 peças colocadas manualmente. O trabalho forma um desenho circular tradicional da cultura árabe, que fica ainda mais bonito com as variações de tonalidade das pérolas e da madeira da mesa.
No painel, a Rolls-Royce colocou a inscrição com a palavra “pai” em árabe incrustado em aço inoxidável. Enquanto o tradicional relógio tem todo o contorno feito em madrepérola e os ponteiros e mostradores em ouro rosa.
“O uso exclusivo da madrepérola foi um grande desafio criativo e técnico para nós: ver as mesas de piquenique passarem dos meus designs digitais originais para aquelas lindas e altamente detalhadas obras de arte finalizadas foi fantástico. Esta é uma encomenda verdadeiramente especial em muitos aspectos e um projeto que aspiramos ter como designers da Rolls-Royce. As emoções inspiram nossa imaginação”, disse Michelle Lusby
Como de costume, os trabalhos de personalização da Rolls-Royce quase sempre são só na parte estética. Logo, não há alteração no conjunto mecânico do The Pearl Cullinan, mantendo o seu V12 6.7 biturbo de 563 cv.