Rimac C_Two: o superesportivo elétrico de 1.914 cv
Fabricante croata põe Tesla em xeque com esportivo que chega aos 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos
A nova geração do Tesla Roadster ainda nem tem versão definitiva, mas já tem um concorrente de peso.
A croata Rimac apresentou no Salão de Genebra o C_Two, um superesportivo 100% elétrico de 1.914 cv e 234,5 mkgf de torque, que promete alcançar os 412 km/h de velocidade máxima.
Mas a grande ameaça ao Tesla está na aceleração. Enquanto o norte-americano promete 0 a 96 km/h em 1,9 s, o croata diz cumprir o 0 a 100 km/h em 1,97 segundo. E vai além: alcança os 300 km/h em 11,8 s.
O Rimac C_Two tem quatro motores elétricos, cada um deles instalado em uma roda e com sistema de vetorização do torque.
O mais curioso é que os motores dianteiros trabalham com transmissão de uma marcha cada, enquanto cada motor traseiro tem uma caixa de duas marchas.
O sistema elétrico usado pelo superesportivo é de 48V, que torna mais seguro e barato o uso de motores de alta potência. Há baterias de lítio, magnésio e níquel, com um total de 6.960 células e potência de 120 kWh.
Com sistema de recarga rápida, de 250 kW, é possível recuperar 80% da carga em meia hora.
A autonomia é de 650 km por carga completa.
Mas o Rimac C_Two também chama atenção por ser um dos carros mais autônomos da atualidade.
Seu sistema avançado de auxílio de condução (Adas), com 12 sensores de ultrassom, seis radares, oito câmeras e dois radares a laser (Lidar) garante nível 4 de condução autônoma, à frente do Audi A8, que é nível 3.
Além disso, ainda tem airbags frontais e laterais, e sistema de frenagem automática.
Apesar da estrutura monocoque de fibra de carbono e partes deformáveis da dianteira e da traseira serem de alumínio, o C_Two pesa 1.950 kg.
Ele ainda terá versão conversível e uma própria para as pistas.
A produção do Rima C_Two terá início no último trimestre deste ano. Apenas 150 unidades serão produzidas.